O novo survival horror A.I.L.A., desenvolvido pelo estúdio brasileiro Pulsatrix Studios, promete revolucionar o gênero ao ambientar sua narrativa em uma São Paulo futurista e distópica. Com lançamento previsto para 2025, o jogo destaca seu foco em terror psicológico e inteligência artificial, apresentando uma experiência inovadora que mistura horror e interatividade.
A.I.L.A. é um jogo de terror em primeira pessoa onde o protagonista, Samuel, atua como um beta tester encarregado de experimentar uma IA capaz de criar jogos de terror em tempo real, baseando-se nas reações neurais do jogador. Essa proposta faz com que cada sessão de jogo seja única, desafiando o jogador a lidar com situações de intenso desconforto e avaliações éticas sobre tecnologia.
Ao mergulhar em A.I.L.A., os jogadores não encontraram apenas o terror típico, mas sim uma experiência de alta imersão onde a linha entre realidade e ficção se torna difusa. A narrativa evolui com base nas escolhas e reações do jogador, resultando em um desafio psicológico que se destaca dos títulos convencionais de survival horror.
Com fortes influências de séries como Black Mirror, A.I.L.A. apresenta uma visão sombria da tecnologia. O jogo se desenrola em um cenário onde as maravilhas e as ameaças da inteligência artificial coexistem, colocando os jogadores para refletirem sobre os limites éticos da criação de IAs. A estética futurista de São Paulo é redesenhada com elementos tecnológicos que elevam ainda mais o clima de tensão.
Durante a Gamescom Latam 2025, realizada em São Paulo, uma demo exclusiva do jogo esteve disponível para o público. Os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar o terror psicológico de A.I.L.A. e interagir com a equipe de desenvolvimento, incluindo Thiago Matheus (CEO), Fabio Martins (COO) e Giovanna Franchini (gerente de comunidade).
O gameplay de A.I.L.A. combina quebra-cabeças desafiadores com confrontos tensos, onde a adaptação da IA não apenas aumenta a dificuldade, mas também influencia a narrativa do jogo. Isso proporciona uma experiência única a cada vez que o jogador se envolve na história, intensificando a ansiedade e o terror emergentes.
Pulatrix Studios, conhecida pelo jogo anterior Fobia - St. Dinfna Hotel, visa solidificar sua reputação no gênero de terror psicológico com A.I.L.A., almejando não só o mercado local, mas também atraindo um público global com suas propostas inovadoras.
O título A.I.L.A. será lançado para PC, com versões confirmadas para PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Os interessados já podem adicionar o jogo à sua lista de desejos na Steam, aumentando as expectativas sobre o que promete ser um marco na experiência de survival horror, especialmente para quem busca narrativas provocativas e emocionantes.
Com uma proposta que desafia sempre os limites entre entretenimento e um chamado à reflexão sobre as IAs e nossas interações com elas, A.I.L.A. é uma das apostas mais aguardadas do próximo ano.