O conclave para eleger o novo papa da Igreja Católica teve início na quarta-feira (7) e continua nesta quinta-feira (8) na Capela Sistina, no Vaticano. Com 133 cardeais eleitores, o objetivo é escolher o sucessor do papa Francisco através de votações secretas, onde é necessário obter dois terços dos votos para a eleição do novo pontífice.
Conclaves Passados e Expectativas
A cerimônia de abertura do conclave incluiu o tradicional juramento de sigilo dos cardeais. A primeira votação resultou em fumaça preta, sinalizando que ainda não há consenso entre os eleitores. No dia de hoje, os cardeais poderão participar de até quatro votações, o que pode resultar no surgimento de até duas fumaças da chaminé da Capela Sistina.
Como Funciona a Votação?
Duas cores de fumaça indicam os resultados das votações: fumaça branca aponta que um novo papa foi eleito, enquanto fumaça preta indica a necessidade de nova votação. Os cardeais permanecem isolados na Casa Santa Marta durante o processo eleitoral, intensificando a expectativa até que um resultado definitivo seja alcançado.
Histórico de Eleição
Observando os últimos conclaves, realizados em 2013 e 2005, os papas foram escolhidos no segundo dia do processo. Entretanto, as previsões atuais asseguram que a eleição pode levar entre dois e três dias para ser concluída, o que se aproxima da média histórica. A inexperiência da maioria dos participantes, com 80% deles nunca tendo vivido o processo de escolha antes, pode contribuir para uma maior duração das votações.
Próximas Etapas Após a Eleição
Quando um novo papa for finalmente eleito, ele será questionado sobre sua aceitação do cargo e o nome que deseja adotar. Logo após, ele fará sua primeira aparição pública na sacada da Basílica de São Pedro, um dos momentos mais aguardados por católicos em todo o mundo, marcando um novo capítulo na liderança da Igreja.
Acompanhe a Cobertura Ao Vivo
Para aqueles que desejam acompanhar as novidades em tempo real do conclave, a CNN Brasil oferece uma cobertura especial em seu canal no YouTube.