O Festival de Cannes 2025, que começa esta semana na França, traz o Brasil como um dos principais destaques, sendo o país homenageado nesta edição do Marché du Film, o mercado oficial do evento. O programa Cinema do Brasil anunciou que mais de cem empresas nacionais, incluindo produtoras, distribuidoras e comissões de cinema, participarão do evento, evidenciando a força da indústria cinematográfica brasileira.
Na programação do festival, o Brasil se destaca com a presença de O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, na competição oficial. Outro filme brasileiro relevante é O Riso e a Faca, que estará na seção Um Certo Olhar.
Eventos cinematográficos costumam atrair a atenção global e o Festival de Cannes não é exceção. Nesta edição, o Brasil comemora 200 anos de relações diplomáticas com a França como parte da celebração. Assim, a delegação brasileira terá uma representação significativa neste cotidiano repleto de cultura e arte.
Entre os filmes que irão brilhar em Cannes, estão títulos como Missão: Impossível - O Acerto Final, além do novo filme de Ari Aster, Eddington, protagonizado por Emma Stone, Pedro Pascal e Joaquin Phoenix. Também está confirmado o filme Highest 2 Lowest, de Spike Lee, que traz Denzel Washington no papel principal, embora tenha gerado controvérsias antes de sua confirmação oficial.
O festival também irá homenagear Robert De Niro com a Palma de Ouro honorária, reconhecendo sua contribuição significativa à sétima arte. Além disso, Juliette Binoche foi nomeada presidente do júri, prometendo um evento repleto de prestígio e qualidade.
Kleber Mendonça Filho já fez história em Cannes com seus anteriores projetos como Bacurau e Retratos Fantasmas. Agora, ele retorna com O Agente Secreto, que narra a história de um professor que foge de São Paulo para Recife durante a ditadura dos anos 1970, ao descobrir que está sob vigilância.
Além do novo projeto de Mendonça Filho, o festival também recebe o novo filme de Wes Anderson, O Esquema Fenício, com um elenco estelar, incluindo Benicio Del Toro, Michael Cera e Scarlett Johansson. A diretora Julia Ducournau, vencedora da Palma de Ouro com Titane, também retorna com seu novo filme intitulado Alpha.