A partir do dia 15 de junho, a tarifa do transporte coletivo em Bauru, São Paulo, sofrerá um ajuste significativo, passando de R$ 5 para R$ 5,75, um aumento de 15%. Essa mudança ocorre 30 dias após a publicação da medida no Diário Oficial, realizada em 15 de abril. A Prefeitura Municipal de Bauru anunciou que o subsídio da passagem também será ajustado de R$ 0,75 para R$ 1, o que implica que o custo total da nova tarifa, que inclui o subsídio, será de R$ 6,75. Nesse contexto, estudantes com cartão ainda terão direito a 50% de desconto, enquanto a integração de linhas continuará sem custo adicional.
O aumento foi discutido desde o início de 2025 e, em fevereiro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) apresentou um parecer ao Conselho sobre a tarifa técnica estimada em R$ 8, considerada necessária para manter o equilíbrio do sistema de transporte coletivo. Para chegar ao novo valor, a Emdurb analisou diversos custos, incluindo os variáveis como combustível e manutenção, e os fixos, que incluem salários e depreciação das frotas.
Atualmente, a cidade conta com uma frota que opera em 61 linhas de ônibus, incluindo os finais de semana, sob a responsabilidade de duas empresas: Cidade Sem Limites e Grande Bauru. Ambas atuam dentro do regime de concessão pública e estão representadas pela Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Bauru (Transurb), que é responsável pela emissão de cartões de transporte e pela venda de créditos tarifários. Em março de 2025, a média de passageiros nos dias úteis foi de 87.659, enquanto aos sábados e domingos o número foi de 38.817 e 15.047, respectivamente.
Em relação à frota atual, um processo de renovação ocorreu em junho de 2024, com previsão de novos veículos entre junho e julho de 2025, com acessibilidade para cadeirantes e sistemas de bilhetagem eletrônica. Presentemente, dois ônibus elétricos operam na cidade, mas não há veículos com ar-condicionado. Em resposta a questionamentos sobre a climatização dos ônibus, a Emdurb informou que essa questão será considerada em futuros editais de licitação.
Sobre a frequência e a inclusão de novas linhas de ônibus, a Emdurb destacou que o maior intervalo entre os veículos é de duas horas, determinado pela demanda e necessidade do serviço. A inclusão de ônibus adicionais em determinadas linhas tem sido uma resposta a reclamações dos usuários, como observado em relação à linha Falcão/ITE. Um grupo foi formado por passageiros para compartilhar informações sobre a localização dos ônibus nessa rota. Quanto ao planejamento de um novo terminal para os ônibus circulares, a Emdurb informou que ainda não existe previsão definida para essa construção.