Um caminhão responsável por transportar uma carga excepcional de 600 toneladas e 100 metros de comprimento retoma seu percurso na rodovia Presidente Dutra. Após uma pausa forçada em Pindamonhangaba devido a problemas mecânicos, o veículo reiniciou sua operação na manhã de quarta-feira (14).
Desde a segunda-feira (12), o caminhão estava parado em um posto de combustível na cidade de Pindamonhangaba. O plano inicial era retomar a viagem na manhã de terça (13), mas uma falha no sistema de refrigeração atrasou os planos. A empresa responsável confirmou a resolução do problema e a retomada do transporte a partir das 9h30 de quarta-feira, cerca de 24 horas após a pausa inicial.
De acordo com a empresa, as jornadas do caminhão seguem em direção a Canas, onde fará uma nova parada até quinta-feira (15). O transporte teve início em Jundiaí (SP) e tem como destino final Itaguaí, no Rio de Janeiro, totalizando aproximadamente 700 quilômetros de trajeto.
A operação envolve não apenas um, mas três caminhões. Um deles teve a bomba de água do radiador danificada, forçando uma parada no quilômetro 117 da Dutra. Enquanto isso, outros dois caminhões levaram a carga até um posto de combustíveis próximo. A equipe de mecânicos, conhecida como 'caminhão oficina', trabalhava para corrigir o problema, restaurando rapidamente a funcionalidade do caminhão danificado.
A carga que está sendo transportada é um transformador com peso impressionante de 614 toneladas, equivalente a 810 carros. Com uma altura de 5,6 metros, a carga é quase tão alta quanto um prédio de dois andares. Distância total do transporte, considerando o caminhão e a carga, é de 106 metros, similar ao tamanho de uma composição de metrô. O transporte utiliza 304 pneus; 256 utilizados nos eixos de suporte e 48 em caminhões-tratores e estepe.
A segurança e a execução do transporte são asseguradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que oferece suporte ao longo do trajeto. Equipamentos especializados, como guindastes móveis, são utilizados para manobrar a carga monumental, apoiada em 16 linhas de eixo de cada lado. Veículos batedores também fazem parte da articulação, assegurando que o caminho seja livre para o percurso atípico.