Trem Intercidades promete revolucionar transporte entre Campinas e São Paulo
O Trem Intercidades (TIC), que vai conectar Campinas a São Paulo em apenas 64 minutos, está com as obras previstas para começar em maio de 2026, de acordo com informações do novo diretor-presidente da concessionária, Pedro Moro. O projeto, que visa estabelecer um modal mais eficiente, pretende iniciar a operação em maio de 2031.
Em uma recente entrevista ao g1, Moro destacou que o serviço expresso terá um trajeto de 101 km, utilizando uma locomotiva que alcançará velocidades de até 140 km/h. O percurso incluirá paradas em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, trazendo um novo padrão para o transporte ferroviário na região.
Desafios na implantação do projeto
Durante a entrevista, Moro mencionou que as desapropriações serão um dos principais desafios enfrentados até a conclusão das obras. "Já fizemos o primeiro pedido de Declaração de Utilidade Pública (DUP) para as desapropriações junto ao governo federal. Essa parte será crucial, pois envolve a negociação com diferentes órgãos e áreas que precisam ser regularizadas", declarou.
A readequação do transporte de cargas também foi citada como uma necessidade urgente. O diretor-presidente explicou que parte da linha atual é utilizada para o transporte de mercadorias, o que exigirá o remanejamento dessa carga, a fim de permitir a exclusividade do uso para passageiros. "Queremos eliminar a convivência entre o transporte de cargas e o de passageiros", afirmou.
Fase atual do projeto e preocupações sobre as estações
Atualmente, a concessionária se encontra na fase de pré-construção, que inclui a elaboração dos projetos executivos e a obtenção de licenças ambientais. Moro ressaltou que, daqui em diante, o foco será otimizar a funcionalidade das estações, respeitando áreas de patrimônio tombado. "Estamos explorando soluções que preservem a originalidade das estações existentes," disse.
A segurança e a tecnologia também são prioridades no desenvolvimento do Trem Intercidades. Moro revelou que o projeto prevê um sistema de monitoramento por câmeras e portas de plataforma para prevenir acidentes, além de um sistema de bilhetagem eletrônica. "Não podemos prever exatamente que tecnologias teremos em operação em seis anos, mas podemos assegurar que não utilizaremos papel", completou.
Aspectos operacionais e previsões de tarifas
No seu funcionamento, o Trem Intercidades terá capacidade para 860 passageiros, com uma previsão de tarifa de R$ 64,00. Já o Trem Intermetropolitano, que fará o trajeto de Jundiaí a Campinas, terá uma capacidade maior de 2.048 passageiros, com preço estimado de R$ 14,05.
Contexto histórico do projeto
A história do Trem Intercidades começou a ser discutida pelo governo de São Paulo em 2013, com o intuito de estabelecer conexões eficientes entre a capital e diversas regiões do estado. As propostas evoluíram ao longo dos anos, envolvendo Parcerias Público-Privadas (PPP), e transformaram-se em novas diretrizes e etapas até chegar ao que se conhece hoje. Com a assinatura do contrato autorizado pelo governador Tarcísio de Freitas em maio de 2024, espera-se que o Trem Intercidades marque uma nova era no transporte ferroviário paulista.