Hamilton Avalia Regras da Fórmula 1
O heptacampeão Lewis Hamilton expressou descontentamento após a implementação de uma nova diretriz da Fórmula 1, que visa reduzir a flexibilidade das asas dianteiras. A mudança, que foi testada durante o GP da Espanha, parece não ter surtido os efeitos esperados, particularmente na performance das equipes.
Expectativas e Resultados da Nova Regra
Após a introdução das novas diretrizes, que diminuíram a deflexão permitida das asas de 15mm para 10mm, e das bordas de 5mm para 3mm, a expectativa era que houvesse uma maior competitividade entre as equipes. Contudo, a McLaren se destacou, dominando os treinos e a classificação, deixando Hamilton insatisfeito.
Desperdício de Recursos e Desempenho
Hamilton não hesitou em criticar o impacto da nova regra em relação aos investimentos feitos pelas equipes. Ele declarou:
"Desperdiçamos o dinheiro de todos. Não melhorou nada!"O piloto, que finalizou a classificação na quinta posição, ressaltou que o desempenho não parece ter mudado ao utilizar os simuladores, onde percebeu uma leve redução na tração frontal em altas velocidades.
Implicações Técnicas da Mudança
A nova restrição sobre as asas visa aumentar a segurança e a competitividade, uma vez que uma asa mais flexível gera maior downforce e reduz o arrasto em altas velocidades. As equipes, cientes da adaptação necessária, implementaram novas geometrias nas asas para buscar maior rendimento.
Condições das Equipes e Oposição
Equipes como Ferrari, RBR, Haas, Williams, Aston Martin e Sauber realizaram alterações significativas em suas asas dianteiras. Apesar das reclamações e ajustes envolvidos, a classificação manteve a McLaren em primeiro lugar, com Max Verstappen da RBR competindo em segundo plano.
Reações de Hamilton e Controvérsias na F1
Além disso, Hamilton mencionou que as controvérsias acerca das asas da McLaren ganharam força nos bastidores, especialmente com críticas da RBR e da Ferrari, que acusam a McLaren de ter uma vantagem injusta. No entanto, as novas asas da equipe inglesa passaram nos testes de aprovação, mantendo a McLaren no topo da tabela em 2025.