Ponte para a Vitória: Portugal Brilha nos Pênaltis
No último domingo, 8 de outubro, Portugal conquistou a edição de 2024-25 da Nations League, triunfando sobre a Espanha em um emocionante duelo decidido por pênaltis, na Allianz Arena, em Munique. Após um empate de 2 a 2 no tempo regulamentar e prorrogação, a seleção portuguesa venceu a disputa de penalidades por 5 a 3, consolidando-se como o único bicampeão da competição até o momento.
Primeiro Tempo Equilibrado com Gols Super Rápidos
O primeiro tempo começou com equilíbrio entre as duas equipes. Logo aos quatro minutos, Bernardo Silva teve a chance de abrir o placar, mas seu chute saiu fraco. A Espanha respondeu com Pedri, que, após receber um passe de Nico Williams, não conseguiu marcar. O primeiro gol veio dos espanhóis com Zubimendi, que aproveitou uma falha da defesa portuguesa para marcar 1 a 0. Portugal não demorou a reagir e, através de Nuno Mendes, empatou com um chute potente no canto: 1 a 1. Porém, já nos acréscimos da primeira etapa, Oyarzabal colocou a Espanha novamente à frente, 2 a 1.
Um Segundo Tempo Empolgante
Na segunda etapa, Portugal voltou determinado e, mesmo com um gol anulado de Bruno Fernandes, conseguiu igualar o marcador novamente, agora com Cristiano Ronaldo, que balançou as redes em um cruzamento de Nuno Mendes. O jogador aproveitou a oportunidade para marcar seu 938º gol na carreira. A Espanha tentou reagir, mas viu sua chance ser defendida por Diogo Costa. O técnico espanhol, De la Fuente, promoveu o retorno de Isco à seleção, mas, apesar de uma grande defesa de Costa, o jogo ficou em 2 a 2 ao final do tempo regulamentar.
Pelo Título nos Pênaltis
No início dos pênaltis, Gonçalo Ramos abriu a contagem para Portugal, seguido por Mikel Merino que igualou para a Espanha. Os seguintes goleadores foram Vitinha e Alex Baena, com Portugal se mantendo à frente. Bruno Fernandes e Isco também marcaram, mas o grande momento veio quando Álvaro Morata teve sua cobrança defendida por Diogo Costa. Rúben Neves selou a vitória com o último gol, colocando Portugal na história como bicampeão da Nations League.
Próximos Desafios: Copa do Mundo 2026
Com a Nations League encerrada, Portugal e Espanha agora focam nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A seleção espanhola inicia sua jornada no Grupo E contra a Bulgária no dia 4 de setembro, enquanto Portugal visita a Armênia em seu primeiro jogo no Grupo F, marcado para dois dias depois. As expectativas são altas para ambas as seleções, que buscam garantir suas vagas na próxima Copa do Mundo.