A BR-040, famosa por seu trajeto que liga a Região Serrana do Rio de Janeiro, está enfrentando um fenômeno alarmante no que diz respeito à segurança viária. Nos primeiros cinco meses de 2025, as autuações por excesso de velocidade lideraram disparadamente as infrações, com 93% dos registros feitos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) devido a motoristas que transitam acima do limite permitido.
Entre janeiro e maio deste ano, mais de 36 mil infrações foram documentadas no trecho da BR-040 que corta Petrópolis. Segundo um balanço solicitado pelo g1, isso representa uma média mensal de 7.300 autuações. O mês de janeiro destacou-se com um recorde de 9.392 infrações, evidenciando a necessidade urgente de uma fiscalização mais rigorosa.
O porta-voz da PRF, Thiago Arruda, salienta que as principais infrações costumam ocorrer durante os finais de semana e feriados prolongados, momentos em que as famílias costumam viajar. "Os motoristas não apenas infrigem a velocidade, mas também colocam suas vidas e a de outros em risco. Os dados são preocupantes", afirmou Arruda.
As duas principais categorias de infrações por excesso de velocidade somaram mais de 34 mil autuações. Somente para transitar acima da velocidade máxima permitida em até 20%, foram registrados 31.497 casos. A segunda categoria, que contempla o excesso superior a 20% até 50%, contabilizou 2.969 autuações.
Além das questões relacionadas à velocidade, outros dados também merecem atenção. Uma infração administrativa, conduzir veículo não licenciado, ocupou a terceira posição nas autuações, com 434 registros. Outros comportamentos infratores notáveis incluem deixar de usar o cinto de segurança, com 209 casos, e dirigir veículos em mau estado de conservação, com 124 autuações.
Estes números não se limitam a multas, mas refletem uma grave preocupação com a segurança nas estradas. Entre janeiro e abril deste ano, a PRF relatou 277 acidentes e cinco mortes no trecho entre o Rio de Janeiro e Petrópolis. Em decorrência do aumento do fluxo de veículos durante as viagens, a PRF lançou um alerta para o feriado prolongado, indicando que a prudência deve ser priorizada, especialmente aos domingos, quando muitos motoristas retornam para casa.
As dez infrações mais registradas, entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2025, são:
- Transitar em velocidade superior à máxima em até 20% - 31.497 autuações
- Transitar em velocidade superior à máxima em mais de 20% até 50% - 2.969 autuações
- Conduzir veículo não licenciado - 434 autuações
- Deixar de usar o cinto de segurança - 209 autuações
- Conduzir veículo em mau estado de conservação - 124 autuações
- Transitar em local/horário não permitido pela regulamentação (caminhão) - 108 autuações
- Dirigir sem possuir habilitação - 106 autuações
- Conduzir veículo sem equipamento obrigatório - 91 autuações
- Conduzir veículo com equipamento obrigatório em desacordo - 71 autuações
- Conduzir veículo de transporte de passageiro ou carga em desacordo com o art.67-C CTB - 63 autuações