Dois homens foram detidos na madrugada desta sexta-feira (20) em Botucatu, São Paulo, após serem flagrados furtando fios e peças do incinerador da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp. A ação foi resultado da rápida atuação da Guarda Civil Metropolitana, que recebeu informações sobre o furto em andamento.
A equipe da GCM se deslocou para o local com duas viaturas; uma delas entrou pelo portão principal enquanto a outra circulava pela parte externa da faculdade. Durante a abordagem, os guardas avistaram os suspeitos tentando escapar, subindo em uma árvore para pular o muro. Ao perceberem a presença das viaturas, a dupla tentou fugir para uma área de pasto, mas foi rapidamente alcançada pelos guardas e recebeu voz de prisão.
Após serem detidos, os suspeitos confessaram o furto e indicaram aos guardas onde estava uma mochila com cabos furtados e uma serra utilizada na ação, além de uma pá, ferramenta necessária para cavar e retirar os fios. Em seguida, foram levados ao Pronto-Socorro Adulto Municipal para avaliação médica, antes de serem encaminhados ao plantão policial onde foram oficialmente presos.
Durante a ação, um celular pertencente a um dos suspeitos foi apreendido. A Polícia Militar foi acionada, recolhendo o veículo utilizado pelo trio e os materiais roubados.
A Prática criminosa ocorrida na Unesp levanta questões sobre a segurança dentro das instituições de ensino superior e a necessidade de medidas preventivas para evitar furtos semelhantes no futuro. A atuação eficiente da Guarda Civil, neste caso, exemplifica a importância do monitoramento e da resposta rápida às ocorrências de delitos, destacando o compromisso da segurança pública com a proteção do patrimônio educacional.