Em um episódio peculiar do futebol, o Grêmio Esportivo São-Carlense, um clube extinto desde 2005, protagonizou uma história curiosa ao embarcar para a Europa em 1997. O motivo? Uma confusão com o renomado Grêmio de Porto Alegre, que na época vivia um ótimo desempenho sob a liderança do técnico Luís Felipe Scolari.
O Tricolor gaúcho estava em um de seus momentos áureos, tendo conquistado a Libertadores em 1995 e a Copa do Brasil em 1997. Durante sua pré-temporada europeia, um empresário italiano, ao invés de organizar a excursão para o verdadeiro Grêmio, levou o Grêmio São-Carlense, um time do interior de São Paulo.
O Grêmio São-Carlense, que havia acabado de ser convidado para participar de amistosos na Europa, viajou discretamente, sem grande alarde na mídia. Segundo o jornalista Leonardo Cantarelli, autor do livro "O Ano Em Que a Europa Conheceu o Grêmio São-Carlense", a excursão aconteceu quase em segredo. Ele destaca que a equipe ficou entre o esquecimento e a lenda urbana, e sua história precisava ser resgatada.
Sérgio Piovesan, fundador do São-Carlense, recorda que a equipe teve sorte ao ser escolhida, pois a oferta inicial era para o Grêmio Novorizontino, mas eles recusaram. Com isso, a chance caiu no colo do Grêmio São-Carlense, que não tinha um time montado devidamente para a viagem.
Na Inglaterra, a estréia contra o Burnley terminou em derrota de 1 a 0. A confusão continuou, onde muitos na mídia pensavam que se tratava de uma versão alternativa do Grêmio gaúcho. A segunda partida contra o Tranmere Rovers também resultou em derrota, 2 a 0.
Após essas derrotas, a equipe seguiu para a Itália, e a realidade da confusão começou a ser desfeita. Renato Natella, ex-jogador do São-Carlense, lembra do dia em que chegaram ao hotel em Florença e encontraram um papel com o escudo do Grêmio de Porto Alegre. "Foi quando pedimos para mudar a identificação para acabar com a confusão", comenta.
No primeiro amistoso italiano, enfrentaram o Perugia, que contava com Marco Materazzi, futuro campeão do mundo. O time de São Carlos perdeu por 3 a 1. Na sequência, enfrentaram a Lazio, onde o goleiro Silvio defendeu um pênalti do famoso Giuseppe Signori, mas ainda assim o resultado foi 2 a 0 para os italianos. O último confronto foi contra a Fiorentina, onde o Grêmio São-Carlense saiu de campo derrotado por 1 a 0.
Em um twist dramático, a equipe do interior paulista encerrou suas atividades em 2005 devido a problemas financeiros. Contudo, em 2016, um novo clube, o Grêmio Desportivo São-carlense, foi fundado, reanimando as lembranças do antigo xará. O Lobo da Central, como é conhecido o novo time, atualmente compete na Série A4 do Campeonato Paulista.
* Guilherme Moro, estagiário, colaborou sob a supervisão de Heitor Esmeriz