Riot Games, desenvolvedora de League of Legends e VALORANT, anunciou uma mudança significativa em sua política de patrocínios ao permitir parcerias com casas de apostas licenciadas para equipes de Tier 1 de LoL Esports e do VALORANT Champions Tour (VCT) nas regiões da América e EMEA. O comunicado foi feito por John Needham, Presidente de Publicação de E-sports da Riot Games, em 26 de junho de 2025, através do site oficial da empresa e da plataforma X (anteriormente Twitter).
Essa decisão representa uma grande alteração nas restrições históricas da Riot sobre patrocínios relacionados a apostas, sendo apresentada como um passo em direção a um futuro financeiro mais sustentável para as organizações de e-sports. "Um assunto que tem nos preocupado e que as equipes têm solicitado que considerássemos por anos é o patrocínio de apostas esportivas", afirmou Needham. "Após anos de análises para garantir que acertássemos, concordamos que era hora de abrir essa categoria para criar mais oportunidades de receita para as equipes."
Por que Riot adota patrocínios de apostas em e-sports?
No anúncio, a Riot apresentou dados do setor mostrando que o faturamento global em apostas em partidas de LoL Esports e VCT alcançou US$10,7 bilhões em 2024. A empresa também ressaltou que 70% de todas as apostas atualmente são feitas em mercados não regulamentados, o que levanta preocupações sobre a integridade e justifica essa mudança de abordagem. "A realidade é que a atividade de apostas já existe em torno dos nossos esportes e continuará, independentemente de nos envolvermos ou não", explicou Needham. "Acreditamos que é melhor permitir patrocínios de apostas de forma reflexiva, cuidadosa e com as devidas proteções, em vez de ficar à margem enquanto riscos para os fãs e a integridade ficam sem supervisão", acrescentou.
Safeguardas para preservar a integridade e experiência do fã
Para garantir a integridade do ecossistema de e-sports, a Riot Games introduziu uma série de rígidas medidas de controle em seu novo programa de patrocínios de apostas. Todos os patrocinadores de apostas devem passar por um processo de análise e aprovação diretamente supervisionado pela Riot, garantindo que apenas operadores licenciados e respeitáveis sejam permitidos. Além disso, qualquer parceria deverá se apoiar em dados oficiais fornecidos pela GRID, o parceiro de dados de e-sports estabelecido pela Riot. Essa exigência visa reduzir a influência das apostas de mercado negro e garantir informações precisas e verificáveis em todas as plataformas.
As equipes também serão obrigadas a implementar programas internos de integridade que estejam alinhados com os padrões da Riot. Esses programas devem abordar áreas-chave, como práticas de apostas responsáveis, proteção de públicos jovens e manutenção da equidade competitiva.
A Riot deixou claro que a experiência dos fãs não será afetada. Não haverá anúncios de apostas, logotipos de parceiros ou segmentos patrocinados nas transmissões próprias da Riot ou em seus canais oficiais de mídia social. As camisetas das equipes também continuarão livres de marcas de apostas. Em vez disso, qualquer ativação de conteúdo relacionado a apostas será restrita a plataformas operadas pelas equipes e deverá estar em conformidade com as diretrizes da Riot, com os termos de serviço das plataformas de conteúdo e as regulamentações locais pertinentes. Essa abordagem garante que enquanto as equipes ganham novas oportunidades de receita, a experiência central do fã permaneça ininterrupta e focada na competição em si.
Investimento em Tier 2 e sustentabilidade a longo prazo
Embora a categoria de apostas esteja sendo aberta apenas para equipes de Tier 1 nas regiões da América e EMEA, a Riot afirma que reinvestirá parte da receita gerada pela iniciativa no ecossistema de Tier 2. Isso inclui apoio para prêmios em dinheiro, novas oportunidades de torneios e iniciativas expandidas de integridade e treinamento para organizadores de torneios e talentos emergentes.
A empresa posicionou essa mudança como um passo proativo para moldar o futuro do patrocínio de e-sports de forma responsável, em vez de deixar o espaço sem regulamentação. Needham enfatizou que a Riot continua comprometida em fazer ajustes, se necessário, com o foco principal em proteger jogadores, equipes e fãs enquanto apoia o crescimento a longo prazo. "Acreditamos que agir de forma 'responsável' nesse espaço é melhor do que deixar que outros o definam por nós", afirmou.
A mudança é imediata para as equipes elegíveis tanto de League of Legends Esports (LoL Esports) quanto do VALORANT Champions Tour (VCT).