O trágico acidente que vitimou os irmãos Diogo Jota e André Silva, ocorrendo na quinta-feira (3) na Espanha, gerou uma onda de luto e comoção no mundo do futebol. As vítimas, que eram bem conhecidas no cenário esportivo, serão veladas em Gondomar, Portugal, a partir desta sexta-feira (4).
Diogo, atacante do Liverpool, e André, jogador do Penafiel, perderam a vida em um acidente na rodovia A52, em Zamora. Ambas as mortes ocorreram no local do acidente, quando o carro de luxo em que estavam, uma Lamborghini, saiu da pista e incendiou-se. A notícia chocou torcedores e colegas de equipe ao redor do mundo, destacando a importância e o talento dos irmãos no futebol.
Os corpos dos jogadores chegaram a Porto, Portugal, no final da noite de quinta-feira e foram recebidos por uma multidão de fãs que prestaram homenagem com aplausos emocionados. Diogo Jota, tendo apenas 28 anos, e André Silva, aos 25, deixaram uma marca significativa no coração de muitos seguidores do esporte.
Detalhes do Acidente de Carro
O acidente fatal ocorreu por volta de meia-noite e meia, na rodovia A52, onde, segundo as autoridades, um dos pneus do veículo estourou durante uma ultrapassagem. Este incidente fez com que a Lamborghini perdesse o controle e pegasse fogo. Investigadores estão considerando que o acidente possa ter sido causado pelo excesso de velocidade e pela condição precária da estrada. Um evento semelhante foi reportado em 2022 por uma motorista que também teve um pneu estourado nessa mesma via.
Por que os irmãos estavam viajando?
Os irmãos fizeram o trajeto de carro de Portugal para o Reino Unido motivados por razões médicas relacionadas à saúde de Diogo, que havia passado por uma cirurgia recente no pulmão. A decisão de não voar foi uma recomendação médica, e eles planejavam pegar um ferry em Santander, Espanha, para chegar à Inglaterra.
Carreira de Diogo Jota
Diogo Jota, considerado uma das estrelas do Liverpool desde sua chegada ao clube em 2020, se destacou em várias competições. Ele foi uma peça chave na conquista do Campeonato Inglês e da Copa da Inglaterra, além de ter uma presença marcante na seleção nacional. Até agora, Diogo Jota contabiliza 14 gols em 47 jogos pela seleção de Portugal e recentemente contribuiu para a vitória da Liga das Nações.
Velório e Funeral dos Jogadores
O velório de Diogo e André acontecerá na Capela da Ressurreição em Gondomar, começando às 15h locais, com a presença confirmada do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O funeral está agendado para sábado (5) às 10h, seguido do sepultamento dos irmãos em um triste ato que marca a perda de dois jovens talentos do futebol.
A tragédia que envolveu Diogo Jota e André Silva não é apenas uma perda pessoal para suas famílias, mas um acontecimento que ressoará por muito tempo entre torcedores e no esporte, refletindo sobre a fragilidade da vida e a importância de valorizar cada momento.