A Cúpula do Brics, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 7 de julho, trará mudanças significativas no transporte público e no trânsito da cidade. A operação especial do metrô, trens e VLT começará a partir de sexta-feira, dia 4, que é um ponto facultativo, e se estenderá até a segunda-feira, quando o feriado municipal será celebrado.
O Metrô Rio anunciou que podem ocorrer alterações temporárias na operação. O funcionamento será diferenciado durante todo o evento, sendo que na sexta e segunda as linhas operarão das 5h à meia-noite, enquanto no sábado o horário será normal de fim de semana, das 5h à meia-noite também. No domingo, o horário de operação será das 7h às 23h, com a Linha 2 operando entre Pavuna e Botafogo e as linhas 1 e 4 seguindo o trajeto Uruguai–Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser realizada nas estações Central do Brasil e Botafogo.
Já os trens da Supervia manterão a operação normal na sexta-feira, com grade regular. No entanto, no sábado e domingo podem ocorrer ajustes pontuais nos horários. Na segunda-feira, haverá alterações nos intervalos das linhas Santa Cruz, Deodoro, Japeri e Belford Roxo, enquanto o ramal Gramacho também terá ajustes devido a manutenções na via. O aplicativo e o site da Supervia trarão informações atualizadas sobre os horários.
Quanto ao VLT, a operação será diferente com intervalos médios de 12 minutos nas linhas 1, 3 e 4 na sexta-feira. A Linha 2 deverá operar com intervalos normais de até uma hora, com funcionamento das 5h às 23h. Na segunda-feira, os intervalos das linhas 1, 3 e 4 passarão para 15 minutos, enquanto a Linha 2 seguirá operando normalmente. No sábado, iniciará a operação exclusiva do sistema Jaé, permitindo que passageiros com gratuidade utilizem o transporte.
Sobre o trânsito, o plano operacional da prefeitura e dos órgãos de segurança inclui interdições em várias vias da cidade, especialmente no Centro e no Aterro do Flamengo a partir desta sexta-feira. O bloqueio se concentrará nas redondezas do Museu de Arte Moderna (MAM), local do evento, sendo ainda reforçado para garantir o trajeto das delegações entre aeroportos, hotéis e o evento.
Assim, os cidadãos que pretendem se deslocar na cidade durante a Cúpula do Brics devem estar atentos às mudanças no transporte público e nas interdições. Detalhes adicionais sobre as alterações no trânsito e no transporte poderão ser acompanhados nos canais oficiais, onde a população encontrará as informações mais recentes sobre a operação durante o evento.