Freiras do Paraná conquistam jovens com música, dança e beatbox. Marizele Rego e Marisa Neves, apelidadas de "Mudança de Hábito" da vida real pela atriz Whoopi Goldberg, ganham notoriedade mundial ao atrair atenção para a Igreja Católica com a canção "Vocação". Essa iniciativa, que visa revitalizar o público católico, ocorre em um cenário de declínio de fiéis no Brasil. A combinação de influências da cultura pop com música contemporânea está se mostrando a chave para atingir novos públicos.
Recentemente, em uma festa no convento, um dançarino de break, conhecido como O Mago, impressionou com suas acrobacias, enquanto Marizele e Marisa, acompanhadas de um grupo de dançarinas, se preparavam para gravar um clipe. O evento tornou-se um marco, com milhões de visualizações após Marizele cantar e fazer beatbox. "O Espírito Santo quer tocar o coração das pessoas, mas também tem o algoritmo", mencionou Marizele, já com uma considerável base de seguidores nas redes sociais antes da fama.
Ambas as freiras fazem parte de um movimento crescente dentro da Igreja Católica, que busca se modernizar e conectar-se com os jovens. Com dados recentes indicativos de que menos de 57% da população brasileira se identifica como católica, esforços como o delas têm sido imprescindíveis. Igrejas passaram a contar com influenciadores e eventos que misturam música e espiritualidade, como as "raves católicas", para atrair novos públicos.
A Congregação das Irmãs da Copiosa Redenção, à qual pertencem, foca na reabilitação de jovens dependentes químicos, utilizando a música e a arte como formas de conexão. Essa abordagem permite que as intrépidas freiras se tornem um elo entre a Igreja e as novas gerações. Durante um programa católico, um simples ajuste na apresentação de "Vocação" se converteu em um viral no TikTok, gerando um fluxo de interesse e convites para entrevistas no exterior.
As irmãs foram ágeis em aproveitar a fama trazida pelo vídeo viral e, em um curto espaço de tempo, mais de 50 mulheres mostraram interesse em se tornar freiras. Para expandir ainda mais sua influência, um DJ local adaptou a canção para uma nova faixa techno-pop que rapidamente subiu nas paradas do Spotify. As freiras agora aparecem em diversos programas de TV, promovendo sua mensagem através da dança e da música, mostrando que a fé pode ser celebrada de forma alegre e contemporânea.
Com momentos que se tornaram ícones nas redes sociais e com algumas irmãs mais velhas percebendo o potencial desse novo caminho, a congregação busca cada vez mais formas de engajar com o público jovem e proporcionar novas vocações para a religião. O sucesso das freiras do Paraná exemplifica como a criatividade e o uso inteligente das mídias digitais podem ressoar positivamente dentro da Igreja Católica.