Mark Snow, o renomado compositor responsável pela trilha sonora de uma série de programas de televisão, incluindo o icônico X-Files, faleceu na última sexta-feira, de acordo com informações da Variety. Ele tinha 78 anos e é o mais recente músico a falecer no cenário televisivo e cinematográfico, seguindo o falecimento de Lalo Schifrin, conhecido por Missão: Impossível, no final de junho.
Nascido como Martin Fulterman em 26 de agosto de 1946, Snow começou sua carreira colaborando com outros compositores e trabalhou na trilha sonora da série The Rookies, entre 1975 e 1976, e no filme The Boy in the Plastic Bubble, no mesmo ano. Ao longo das décadas, sua carreira se estendeu por diversos gêneros, abrangendo televisão, cinema e até mesmo videogames.
Entre seus trabalhos notórios na televisão estão Smallville e Blue Bloods, além de ter contribuído para o entretenimento infantil em Pee-Wee's Playhouse e para produções cinematográficas como Jake Speed e Disturbing Behavior. Seu trabalho em X-Files foi premiado, e ele foi indicado a 15 Emmys durante sua carreira, conquistando ainda o prêmio ASCAP Golden Note em 2005.
Snow foi um colaborador próximo da produção de X-Files, recomendado repetidamente pelo produtor executivo R.W. Goodwin ao criador da série, Chris Carter. Após três audições, suas composições fizeram sua estreia no segundo episódio da série, Deep Throat, onde introduziu o inesquecível tema, que chegou ao segundo lugar das paradas do Reino Unido e da França.
Entre seus colegas, o compositor Bear McCreary expressou sua tristeza pela perda, elogiando Snow por seu legado inegável em X-Files e em outras séries. "Ele sempre foi encantador e amigável", compartilhou McCreary. Sean Callery, compositor de 24, recordou Snow como uma inspiração, destacando sua generosidade e dedicação ao apoiar músicos mais jovens.
Mark Snow deixa sua esposa Glynnis, além de filhas e netos. Seu trabalho continuará a ressoar nas trilhas sonoras que definiu e nas vidas de seus admiradores e colegas de profissão.