O Fluminense está a um passo de um feito histórico na sua participação no Mundial de Clubes. Nesta terça-feira, 8 de julho, o time carioca enfrentará o Chelsea, com a possibilidade de avançar para a final do torneio. Contudo, essa potencial conquista já é alvo de debate, e não são poucos os que acreditam que um título do Fluminense pode ter repercussões negativas para o futebol brasileiro como um todo.
Dentre os críticos, está o jornalista Flávio Prado, que expressou suas preocupações durante o programa “Bate-Pronto”, da Jovem Pan Esportes. Mesmo considerando que um título do Fluminense seria a maior conquista da história do clube, ele ressalta que a abordagem tática de Renato Gaúcho, que ele considera pragmática, não traria benefícios ao desenvolvimento do futebol no Brasil. Segundo ele, o modelo de jogo que o treinador implementa poderia servir como referência para outras equipes.
“Se o Fluminense for campeão... Ai já é complicado”, afirmou Flávio Prado, após ser rebatido por Thiago Asmar, o ‘Pilhado’, que defendeu a importância do feito: “Me desculpa, se o Fluminense for campeão, vai ser o maior feito de um clube brasileiro na história”. Em resposta, Prado argumentou ainda que se um técnico com as ideias de Renato for bem-sucedido, a tendência é que seu modelo seja copiado por outros clubes, o que, em sua visão, não seria desejável para o futebol brasileiro.
Ainda segundo o comentarista, “complicado porque um treinador com as ideias do Renato ganhar título, você cria um sistema. Porque aqui no Brasil todo mundo copia todo mundo. A gente vai criar um modelo. Vamos ter como modelo do futebol brasileiro o sistema de trabalho do Renato Gaúcho. Eu não acho que seja bom para o futebol brasileiro”, completou.
O confronto entre Fluminense e Chelsea acontece em Nova Jérsei, às 16h (horário de Brasília), valendo uma vaga na decisão do Mundial de Clubes. O Fluminense, que se mantém invicto na competição, já derrotou equipes de peso como Al-Hilal, Inter de Milão e Ulsan HD, além de ter empatado com Borussia Dortmund e Mamelodi Sundowns. Por sua vez, o Chelsea, que tem uma derrota na fase de grupos frente ao Flamengo, tenta superar o aprendiz do futebol brasileiro nesta disputa.
"Fluminense pode se tornar um modelo questionável para o futebol brasileiro se vencer o Mundial", analisa Flávio Prado.