O Fluminense encerrou sua histórica participação no Mundial de Clubes após ser derrotado pelo Chelsea por 2 a 0 na semifinal, realizada nesta terça-feira (08) no MetLife Stadium, em Nova Jérsei. A vitória dos ingleses foi decisiva para que o Chelsea avançasse à final da competição.
O atacante João Pedro, revelado em Xerém e ex-jogador do Fluminense, foi o protagonista da partida. Com dois gols marcantes, ele foi o carrasco do Tricolor, que lutou bravamente, mas não conseguiu evitar a eliminação.
Classificado para a final, o Chelsea vai disputar o título da Copa do Mundo de Clubes da FIFA no próximo domingo (13), às 16h (horário de Brasília). O adversário dos londrinos será conhecido na quarta-feira (09), quando PSG e Real Madrid se enfrentarão em um duelo que promete ser um clássico europeu.
Desempenho do Fluminense e do Chelsea
O Fluminense se destacou como o melhor representante brasileiro no torneio, superando outros clubes como Botafogo, Palmeiras e Flamengo. Apesar da eliminação, o time de Renato Gaúcho mostrou força e resiliência ao longo da competição.
O Botafogo foi eliminado nas oitavas de final pelo Palmeiras. O Flamengo, por sua vez, não conseguiu avançar após derrota para o Bayern de Munique.
O Chelsea, que já havia eliminado o Palmeiras nas quartas, novamente se provou um adversário difícil. O Tricolor foi o primeiro time brasileiro a ser derrotado por eles no Mundial.
Análise do Jogo
Primeiro Tempo
Na primeira etapa da semifinal, o jogo começou frio, com poucas chances claras de gol. Porém, aos 17 minutos, João Pedro abriu o marcador com um chute extraordinário, deixando o gol defendido por Fábio sem chance de defesa.
Após o gol, o Fluminense buscou se recuperar, e teve sua melhor oportunidade com Hércules, que, após uma falha do goleiro Robert Sánchez, viu seu chute ser salvo por Cucurella em cima da linha.
Perto do final do primeiro tempo, o árbitro François Letexier assinalou um pênalti a favor do Fluminense, mas a decisão foi revertida após o VAR intervir, anulando a penalidade.
Segundo Tempo
No segundo tempo, o Chelsea entrou em campo com mais intensidade, tentando ampliar o placar através de chutes de longe que colocaram em risco a meta tricolor. Caicedo e Cucurella deram trabalho à defesa carioca.
O Fluminense se esforçou para voltar ao jogo, mas em um contra-ataque letal, João Pedro marcou seu segundo gol, consolidando a vantagem dos ingleses.
Após o segundo gol, o impacto foi sentido pelo Fluminense, que não conseguiu retomar o controle da partida, permitindo ao Chelsea gerenciar o restante do jogo tranquilamente.
Para mais detalhes sobre o Mundial de Clubes e outras atualidades do esporte, visite nossa página e fique por dentro.
Link deste artigo: https://esporte.ig.com.br/futebol/2025-07-08/xerem-pune-fluminense-perde-chelsea-mundial.html