Preparativos da Seleção Brasileira em Teresópolis
A Seleção Brasileira de Futebol Feminino encerrou, em clima de descontração, sua preparação na Granja Comary, localizada em Teresópolis (RJ), para a Copa América Feminina. Na tarde da última quarta-feira (9), antes do embarque para o Equador, sede desta edição do torneio, as jogadoras se dedicaram a uma dinâmica artística exclusiva.
Atividade Artística com Juan de Melo Fajim
As atletas participaram de uma atividade elaborada pelo artista Juan de Melo Fajim, utilizando a linguagem do grafite para se expressar criativamente em telas e murais. Com um enfoque inspirador, o elenco brasileiro produziu duas obras, uma das quais foi idealizada pelo artista, enquanto a outra foi totalmente criada pelas jogadoras.
Significado das Obras Criadas
“Na bandeira representamos a união delas com as mãos entrelaçadas. O mapa do Brasil, com o Cruzeiro representando as meninas de várias partes do Brasil, a bola com as letras musicais representando o swing do nosso futebol, a magia, as danças nas comemorações. A Fênix simboliza aquelas que ressurgiram de lesões e os preconceitos que superaram, retratamos uma casa com a estrela como a bagagem que cada uma carrega”, explicou Fajim ao descrever sua obra.
Identidade e Criatividade do Elenco
A segunda obra, inteiramente criada ainda em clima descontraído pelas atletas, refletiu a paixão pelo futebol e a identidade da Seleção Brasileira. Ao incluir a taça da Copa América e uma estrela, as jogadoras sinalizaram seus objetivos para o torneio.
“Trouxemos muito da nossa identidade aqui. Colocamos o campo, que é o nosso trabalho, as palavras que estão sempre nas nossas reuniões, música, que é uma identidade nossa também, e o nosso objetivo principal agora, que é a Copa América”, declarou a goleira Cláudia, destacando a importância da arte na formação do espírito de equipe.
Próximos Passos da Seleção Feminina
Após finalizar a preparação no Brasil, a delegação feminina embarcará para Quito ao meio-dia desta quinta-feira (10). Em solo equatoriano, a equipe terá dois dias para se adaptar antes de sua estreia na competição.
A Seleção Brasileira está inserida no Grupo B, competindo contra Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela. A equipe, sob o comando de Arthur Elias, fará sua primeira partida no torneio neste domingo (13), às 21h (horário de Brasília), enfrentando as venezuelanas.
História de Sucesso da Seleção Brasileira
Reconhecida como a maior vencedora da Copa América Feminina, com um total de oito títulos, a Seleção Brasileira é também a atual campeã, buscando manter a impressionante sequência de quatro conquistas consecutivas, após vitórias nas edições realizadas em 2010, 2014, 2018 e 2022.