A disputa entre a Krafton e os ex-desenvolvedores de Subnautica está se intensificando, com novos documentos judiciais revelando detalhes de um processo que visa esclarecer a queda de Subnautica 2. Charlie Cleveland, Max McGuire e Ted Gill, cofundadores do estúdio Unknown Worlds, foram demitidos recentemente após desentendimentos sobre a direção do jogo. De acordo com a Krafton, o título não estava pronto para ser lançado, enquanto os ex-líderes alegam que estavam no caminho certo e que suas demissões foram injustas.
No processo de 58 páginas, apresentado em 10 de julho de 2025 no Tribunal de Chancelaria de Delaware e tornado público em 16 de julho, os fundadores denunciam que a Krafton violou os termos do acordo de aquisição para adiar a liberação do jogo e evitar um pagamento de US$ 250 milhões. O documento alega que a Krafton bloqueou esforços de marketing e desenvolvimento antes da revelação original programada para 2024.
Os demandantes afirmam que a mesma estabanava obstáculos deliberados para impedir que o jogo fosse lançado antes do prazo estabelecido na aquisição de 2021, o que poderia envolvê-los em perdas financeiras significativas se certas metas fossem alcançadas. A Krafton, em um comunicado, confirmou a veracidade de um relatório interno vazado que sugeria as razões pelas quais Subnautica 2 não estava pronto.
Logo após a divulgação do processo, Cleveland fez uma declaração, lamentando a situação e enfatizando a importância de ser transparente. Ele comentou: “É lamentável que estejamos nesta situação, mas estamos fazendo tudo o que podemos para corrigir as coisas para todos. A abertura e transparência são a minha prioridade.”
O trio, que havia sido removido de suas posições de liderança após meses de desentendimentos sobre Subnautica 2, argumenta que as ações da Krafton resultaram em danos ao impulso do jogo e à moral da equipe. O documento legal revela uma lista de interferências alegadas, que incluem barrar a contratação de funcionários-chave e rejeitar mais de 20 propostas de marketing, além de tentativas de promover lançamentos.
Os desenvolvedores alegam que, internamente, muitos membros da equipe consideraram o jogo já em uma condição de "lançamento", desafiando as justificativas da Krafton. Com a situação pressionando mais o clima dentro do estúdio, Cleveland, McGuire e Gill agora buscam compensações que devem ser definidas durante o julgamento. Até o momento, Krafton não se manifestou sobre a nova atualização do caso.