O jovem tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, obteve uma conquista expressiva no circuito profissional de tênis, ao subir para a 47ª colocação no ranking da ATP, segundo atualização divulgada nesta segunda-feira (21). Esta é a melhor posição já alcançada na carreira do atleta.
Fonseca, que não compete desde sua eliminação na terceira rodada de Wimbledon, onde enfrentou Nicolás Jarry no dia 4 de julho, agora se prepara para voltar às quadras. O próximo desafio será o Masters 1000 de Toronto, que ocorre entre 27 de julho e 7 de agosto. Este torneio marcará o início da turnê norte-americana em quadra dura, finalizando com o US Open, último Grand Slam do ano.
Entre os destaques do ranking da ATP, encontram-se os seguintes tenistas nas primeiras posições: 1. Jannik Sinner (ITA) com 12.030 pontos; 2. Carlos Alcaraz (ESP) com 8.600 pontos; 3. Alexander Zverev (ALE) com 6.030 pontos; e 4. Taylor Fritz (EUA) com 5.035 pontos.
A lista ainda inclui Jack Draper (GBR) na 5ª posição com 4.650 pontos, Novak Djokovic (SRV) em 6º com 4.130 pontos e Lorenzo Musetti (ITA) na 7ª posição com 3.350 pontos.
É importante ressaltar que as ausências são notáveis nesta edição do torneio canadense. Jannik Sinner, líder do ranking, e Novak Djokovic, o atual 6º colocado, não participarão do Masters 1000 de Toronto, optando por um período de recuperação após Wimbledon. O britânico Jack Draper, que ocupa a 5ª posição, também está fora da disputa devido a uma lesão.
Com a expectativa de desempenho crescente, os fãs aguardam ansiosamente o retorno de João Fonseca às competições em um dos mais prestigiados torneios de tênis do mundo.