A nova temporada de Peacemaker, protagonizada pelo campeão da WWE e ator John Cena, está quase chegando e, com isso, surgem perguntas sobre como o anti-herói se encaixa no antigo e no novo cânone da DC, considerando sua situação incerta. Em entrevista ao Den of Geek antes da San Diego Comic-Con, o presidente da DC Studios, James Gunn, expressou sua frustração com a confusão de continuidade, esclarecendo que a segunda temporada da série abordará essas questões.
“Existem certas coisas do antigo universo que referenciamos na segunda temporada de Peacemaker, mas até lá, elas não são cânone”, afirmou Gunn. “Quase tudo da primeira temporada é cânone, mas a segunda explicará tudo que é ou não cânone.” Durante a turnê de imprensa da série animada da DC Studios, Creature Commandos, Gunn deixou claro seu ponto de vista sobre a questão do cânone, afirmando que essa discussão se tornou excessivamente importante, especialmente após o auge do Marvel Cinematic Universe.
“Uma das coisas estranhas para mim é que nada disso é real”, disse Gunn em entrevista à IGN. “Pode ser alarmante para as pessoas, mas nada disso é real.” Isso não impediu Gunn de compartilhar sua insatisfação com as confusões que os fãs da DC têm enfrentado em relação ao que é e ao que não é cânone em relação ao Peacemaker de Cena. O final da primeira temporada viu a Liga da Justiça aparecer tarde no combate final, apenas para fazer uma última piada sobre Aquaman, e a série agora virou alvo de cameos em outros projetos da DC.
Entre os cameos, destacam-se as aparições das personagens Harcourt e Economos em Shazam: Fury of the Gods, que foram convidadas a recrutarem Billy Batson para a Justice Society. Além disso, tiveram participações em Black Adam, o que trouxe ainda mais confusão, especialmente considerando a cena pós-créditos que apresenta um cameo do Superman interpretado por Henry Cavill. "Eles não são cânone! Eu odeio isso!" desabafou Gunn.
Conforme notado pelo GamesRadar+, Gunn afirmou que não tinha ideia do motivo pelo qual essas personagens foram escolhidas para o recrutamento da Justice Society. Com base no teaser oficial da segunda temporada de Peacemaker e na própria aparição do vigilante em Superman, a nova temporada da série do HBO Max pretende resolver parte do legado do antigo cânone da DC através do conceito de universos paralelos. O final do teaser mostrou Peacemaker mirando seu doppelganger de um universo alternativo, indicando que a atualização do cânone da DC pode levar a sério a famosa frase de Kylo Ren, "deixe o passado morrer". Ou, quem sabe, a terapia no universo de Gunn seja bem mais drástica do que a nossa.
A estreia da segunda temporada de Peacemaker está marcada para o dia 21 de agosto na plataforma HBO Max.