A Vigilância Aérea da NATO sobre a Rússia
A NATO intensificou suas operações de vigilância na Europa Oriental com o uso do E-3 Sentry, um avião de alerta antecipado e controle, também conhecido como "os olhos no céu". Em uma recente missão de oito horas, a Business Insider teve acesso a esta aeronave, enquanto realizava uma patrulha e operação de segurança sobre o Mar Báltico, observando atividades russas a 30.000 pés.
Dentro do E-3 Sentry
Enquanto voava sobre a Europa Oriental, o E-3 Sentry, com seu radar rotativo, monitorava todas as embarcações e aeronaves em sua área de cobertura. Este sistema permite que a NATO acompanhe a movimentação de forças russas, especialmente na região da exclava de Kaliningrado. O major Ben, um oficial da Força Aérea dos EUA, destacou a importância desta supervisão: "Estamos nos céus, e conseguimos ver praticamente tudo até o chão".
Missão de Vigilância no Mar Báltico
A missão teve início quando a aeronave decolou da Base Aérea Geilenkirchen, na Alemanha, e se dirigiu para o leste. A operação, parte do projeto Baltic Sentry, é uma resposta a recentes incidentes de sabotagem na região. A presença do E-3 é crucial, visto que ele atua como um centro de comando avançado, coletando e distribuindo dados em tempo real.
Capacidades Tecnológicas Avançadas
O E-3 Sentry, que data da década de 1980, permanece uma ferramenta indispensável para a NATO. Apesar de seu envelhecimento, a aeronave possui tecnologia avançada que continua a ser relevante, especialmente após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2014. Durante a missão, o AWACS demonstrou sua capacidade de identificar e acompanhar ameaças, incluindo aeronaves e defesas aéreas russas.
Flexibilidade e Coordenação
Durante a missão, o E-3 teve que mudar seu espaço operacional para acomodar um treinamento envolvendo caças F-16 portugueses. Essa flexibilidade é uma de suas principais vantagens, permitindo que a aeronave responda rapidamente a diferentes demandas em uma situação de combate.
Reabastecimento em Voo
Para maximizar o tempo na missão, o E-3 Sentry utiliza a técnica de reabastecimento em voo, facilitando operações prolongadas. A aeronave aproximou-se de um KC-135 para receber combustível, um processo meticuloso que exige precisão por parte dos pilotos. Segundo o Cpt. Donny Demmers, esse método aumenta a sobrevida e a capacidade de resposta do E-3 em operações críticas.
Assim, com uma combinação de vigilância eficaz, tecnologia de ponta e a capacidade de adaptação rápida, o E-3 Sentry continua a ser um ativo vital para garantir a segurança no leste europeu em tempos de crescente tensão.