O novo sistema de bilhetagem Jaé será oficialmente adotado nos transportes públicos do Rio de Janeiro a partir deste sábado, dia 2. O cartão substituirá o antigo Riocard e será aceito em ônibus municipais, BRT, VLT, vans legalizadas e cabritinhos, além do metrô.
O objetivo da Prefeitura é modernizar o sistema de bilhetagem e aumentar o controle sobre os subsídios pagos às empresas. Com a nova implementação, os postos de atendimento do Jaé registraram filas nos últimos dias, e continuarão abertos para atender aqueles que ainda não migraram para o novo sistema. Uma alternativa ao pagamento é o uso do QR Code disponível no aplicativo do Jaé, que pode ser baixado em dispositivos iOS e Android.
Estatísticas recentes indicam que o Jaé já conta com 3,3 milhões de cadastros e, em julho, foram registradas 22 milhões de viagens, com média de 1,1 milhão de embarques diários. Até o momento, 1,37 milhão de cartões físicos foram distribuídos, e mais de 38 mil ainda estão em produção.
As únicas exceções ao uso do Riocard nos transportes municipais são para os beneficiários do Bilhete Único Municipal (BUI), que é disponibilizado para pessoas com renda menor que R$ 3.205,20. Essas pessoas ainda poderão utilizar um leitor específico nos veículos.
Processo de Aquisição
Para as empresas que oferecem vale-transporte, a responsabilidade pela aquisição do cartão Jaé é exclusivamente delas. As empresas ainda não atendidas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Transportes. Enquanto aguardam a entrega do cartão físico, os funcionários podem usar o QR Code para suas deslocações.
Metrô e Tarifas Especiais
No metrô, o uso do Jaé foi recentemente liberado. A concessionária esclareceu que outras formas de pagamento continuam sendo aceitas, mas cuidados são necessários, pois alguns benefícios tarifários são exclusivos e só serão aplicados aos portadores do Riocard. Para quem se qualifica para tarifas sociais, a recomendação é continuar usando o Riocard para não perder descontos.
Transferência de Saldo
Quem possui saldo no Riocard não terá a transferência automática para o Jaé. Para reaver o saldo, será necessário cancelar o Riocard através de uma unidade de atendimento. O reembolso será realizado via depósito bancário sem taxas e deve seguir o CPF do titular, com um prazo de 10 a 15 dias úteis para processamento.
Gratuidades com o Jaé
Gratuidade já é possível com o Jaé para algumas categorias desde 5 de julho. Isso inclui maiores de 65 anos, pessoas com deficiência, doentes crônicos, alunos da rede pública e universitários em programas de cotas. Os idosos sem cartão deverão apresentar documento de identificação com foto para acessar os meios de transporte.
Locais de Atendimento
Os cidadãos que ainda não possuem o cartão Jaé podem se dirigir aos seguintes locais para atendimento:
- Bangu: Nave do Conhecimento Padre Miguel (Rua Bom Sossego 380)
- Barra da Tijuca: Terminal BRT Alvorada ou Terminal BRT Jardim Oceânico
- Botafogo: Rua Dona Mariana 48
- Campo Grande: Super Posto Centro Esportivo Miécimo da Silva (Rua Olinda Ellis 470)
- Centro: Super Posto Clube dos Servidores ou a sede da prefeitura (Cass), ambos na Rua Ulysses Guimarães
- Deodoro: Super Posto Vila Olímpica Dias Gomes (Estrada do Camboatá)
- Engenho de Dentro: Nave do Conhecimento Engenhão (Rua Arquias Cordeiro 1.516)
- Gávea: Planetário da Gávea (Rua Vice-Governador Rúbens Berardo 100)
- Guaratiba: Terminal BRT Pingo d’água
- Madureira: Shopping dos Peixinhos, 2º andar (Rua Dagmar da Fonseca 26) e Terminal BRT Paulo da Portela
- Pavuna: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio)
- Santa Cruz: Rua Felipe Cardoso 148, loja H
- São Cristóvão: Terminal Intermodal Gentileza
- Taquara: Clube Recreativo Português Jacarepaguá (Rua Ariapó 50, loja 107)