A nova animação de Shōji Kawamori, intitulada Meikyū no Shiori (Labirinto), será lançada em janeiro de 2026. O anúncio foi feito na quarta-feira, quando o site oficial do filme foi inaugurado, trazendo um teaser visual e o vídeo promocional da obra.
A história gira em torno de Shiori Maezawa, uma estudante do ensino médio comum que se vê em um mundo paralelo, deserto e misterioso de Yokohama, após a quebra repentina de seu smartphone. Ao checar seu celular, Shiori encontra fotografias dela mesma em suas redes sociais que não se lembra de ter postado. Para impedir que sua "outra versão" perca o controle, ela se vê obrigada a escapar do estranho labirinto que seu smartphone representa.
Kawamori, que é conhecido por seus projetos anteriores de animação, está dirigindo seu primeiro filme longa-metragem original que não é baseado em nenhuma franquia existente, tendo sido feito em colaboração com a SANZIGEN. O conceito da história original é uma criação das empresas Slow Curve, Vector Vision, GAGA, e Fuji Television, com a Slow Curve responsável pelo planejamento e produção do projeto.
Os personagens do filme são desenhados por Risa Ebata, conhecida por seu trabalho em Macross Frontier e AKB0048, enquanto Taichi Hashimoto, que contribuiu com roteiros para Listeners e Gate Keepers 21, é o responsável pelo script.
Em uma declaração, Kawamori comentou que a ideia central do filme parte do conceito de que os smartphones usados pelas pessoas são, de certa forma, uma "outra versão" de si mesmos, acumulando dados pessoais. O diretor expressou seu objetivo de criar uma peça emocional de entretenimento pop, que combina elementos de canção e terror.
Shōji Kawamori é amplamente reconhecido por seu papel como planejador criativo na série The Super Dimension Fortress Macross, onde ele projetou a maioria das icônicas naves transformáveis da franquia e supervisionou as principais produções, incluindo a mais recente, Macross Delta. Entre suas outras obras notáveis estão Aquarion, AKB0048, e Arjuna, além de ter sido diretor-chefe de Jūshinki Pandora. Kawamori também fez contribuições significativas para o design mecânico em projetos como Patlabor e Ghost in the Shell, sendo o criador original de The Vision of Escaflowne, Basquash!, e Nobunaga The Fool. Adicionalmente, ele é um dos dez co-produtores da Expo 2025.
Fontes: site do filme Meikyū no Shiori, Comic Natalie