O anime GATE, baseado na série de light novels de Takumi Yanai, ganhará uma sequência intitulada GATE 2: Tides of Conflict. A informação foi anunciada na última quinta-feira pela plataforma de anime Oshi, e o novo projeto será ambientado em um mundo de fantasia, focando nas ações da Força Marítima de Autodefesa do Japão.
A produção do anime está sob a responsabilidade do Studio M2 e contará com Tōru Takahashi na direção. O roteirista Tatsuhiko Urahata se junta novamente ao elenco da primeira temporada, enquanto Shigeru Fujita é o responsável pelo design dos personagens. Um teaser visual e uma animação estão sendo desenvolvidos e devem ser revelados no próximo ano.
Foi destacado que a plataforma Oshi pretende criar uma interação ativa entre fãs e criadores, permitindo que os admiradores contribuam para a produção do anime. Esse modelo inovador busca oferecer uma experiência mais acessível e colaborativa, com conteúdos exclusivos dos bastidores.
A nova temporada das novels, GATE SEASON 2, continua a narrativa que envolve a reabertura do enigmático "GATE". Nessa nova fase, as Forças de Autodefesa Japonesas realizam missões diplomáticas e exploratórias na região especial, um domínio paralelo ao nosso. O enredo ganha novas camadas quando um jornalista americano é sequestrado nas águas turbulentas dessa região, levando uma unidade elite japonesa a embrenhar-se em uma missão de resgate de alto risco.
A sequência das novels, que deu origem ao primeiro anime, foi publicada entre 2017 e 2020, somando cinco volumes. O sucesso das histórias levou à adaptação para a televisão, com a primeira temporada estreando em 2015 e uma segunda em 2016, ambas disponibilizadas pela Crunchyroll e produzidas pela Sentai Filmworks em formato de home video. Além das novels, um mangá, que adapta a obra, também está sendo publicado atualmente na plataforma da AlphaPolis.
O autor Takumi Yanai lançou ainda uma série de prequels, chamada GATE 0, com volumes adicionais que exploram mais a fundo os eventos que cercam a narrativa principal. Essa série, assim como o mangá, continua a atrair o interesse dos fãs e amplia o universo da franquia GATE.