Mudanças Climáticas no Dia dos Pais de 2025
O Dia dos Pais de 2025 está previsto para ser caracterizado por uma drástica mudança climática em todo o Brasil. Uma forte frente fria será responsável por temperaturas abaixo de zero no Sul do país e intenso frio no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto o Norte e Nordeste enfrentam calor extremo, com temperaturas superiores a 37°C.
Frente Fria e Massa de Ar Polar
Segundo o Climatempo, essa frente fria se origina de uma massa de ar polar que irá trazer uma queda volativa nas temperaturas, especialmente na região Sul. Durante o fim de semana do Dia dos Pais, a expectativa é de que o frio persista severamente, com registros de temperaturas chegando a patamares abaixo de zero em várias áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Além disso, a possibilidade de geadas é alta para os dias 9 e 10 de agosto.
Impactos no Sudeste e Centro-Oeste
O avanço do frio provocará ventos gelados a partir da sexta-feira, atingindo estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. As capitais, como São Paulo e Campo Grande, registrarão um domingo gelado, com temperaturas próximas ou até abaixo dos 10°C durante a manhã. No Rio de Janeiro, o Dia dos Pais será marcado não só por um clima frio, mas também por chuvas, enquanto Vitória terá um clima mais abafado, com previsão de chuvas à tarde e à noite.
Calor Intenso no Norte e Nordeste
Enquanto o frio predomina no centro-sul do Brasil, o Norte e Nordeste experimentarão um fim de semana escaldante e ensolarado. Estados como Tocantins, Pará, Bahia, Maranhão e Piauí sofrerão com temperaturas que superam os 37°C, embora intercaladas por pancadas de chuva. Regiões como Fortaleza e São Luís verão calor intenso junto a chuvas rápidas.
Clima no Acre e Rondônia
Em contrapartida, papais que estiverem no Acre, Rondônia e sul do Amazonas deverão se preparar para um clima frio, com a chegada de chuva e um sentimento de friagem, sendo recomendável agasalhar-se para aproveitar a data em conforto.