Acidente na BR-163 resulta em múltiplas fatalidades
Na noite de sexta-feira (8), um trágico acidente na BR-163, próximo à comunidade São Cristóvão em Lucas do Rio Verde (MT), deixou 11 mortos e 46 feridos. O incidente envolveu um ônibus interestadual e uma carreta que, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), trafegava fora do horário permitido. O ônibus, que seguia de Cuiabá para Sinop, colidiu com a carreta em uma curva após o motorista invadir a faixa contrária.
Imprudências contribuíram para a colisão
De acordo com o chefe da PRF, Maikon Fraida, a imprudência de ambos os veículos foi um fator determinante para o acidente. A carreta que transportava caroço de algodão tinha autorização para transitar apenas durante o dia e, como destacado pela PRF, veículos longos com mais de 19 metros não podem circular à noite em pistas que não sejam duplas.
Impacto do acidente e estado das vítimas
O acidente resultou em 11 mortes, incluindo o motorista do ônibus, e deixou 46 feridos. O motorista da carreta está em estado grave. O trecho da rodovia ficou interditado por aproximadamente 10 horas, sendo liberado na manhã de sábado (9). Entre os feridos, dos 26 estão em estado moderado, 12 em estado grave e oito apresentam ferimentos leves.
Identificação das vítimas
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) confirmou a identidade de 10 das 11 vítimas fatais do acidente. Entre elas estão:
- Maria Eduarda de Matos Catuta Ferreira Martins - 29 anos
- Eileen Naiely da Silva - 20 anos
- Ana Paula Ferreira - 46 anos
- Marco Antônio Ferreira Dias - 23 anos (filho de Ana Paula)
- Luis Augusto Araujo Santos - 41 anos (motorista do ônibus)
- Laura Simone Garcia Corrêa Kolling - 52 anos
- Gabriel Mendes Sanqueta - 20 anos
- Marinalva Sobeira dos Santos - 33 anos
- Francisco Das Chagas Nascimento Silva - 22 anos
- Alcione Ferreira Lima - 51 anos
Empresa de ônibus se manifesta sobre o acidente
Em comunicado, a empresa Rio Novo, que operava o ônibus envolvido, informou que o veículo tinha capacidade para 70 passageiros, dos quais 66 estavam a bordo no momento do acidente. A empresa também expressou condolências aos familiares das vítimas e estabeleceu um canal de atendimento exclusivo para prestar suporte às vítimas e seus parentes.
Regulamentação do trânsito e segurança
As regras de trânsito estipulam que veículos pesados devem operar com autorização para horários específicos. A infração pode resultar em penalidades como perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo, além de uma multa. A relevância de seguir essas regulamentações para garantir a segurança nas estradas foi enfatizada pelos representantes da PRF após o acidente.
"Esse acidente ressalta a importância do cumprimento das leis de trânsito que visam proteger a vida de todos nas estradas", destacou Maikon Fraida, da PRF.