Kakao Entertainment Descontinua Plataforma Radish
A Kakao Entertainment, empresa responsável pela plataforma de webtoons Tapas, anunciou que encerrará as atividades da Radish, plataforma de web novels em inglês nos Estados Unidos, até 31 de dezembro de 2025. A decisão foi divulgada em um aviso dentro do aplicativo em 9 de julho, onde a Radish informou ter tomado “a difícil decisão de descontinuar o aplicativo Radish.”
Histórico e Aquisição
Fundada em 2016 por Seung-yoon Lee, a Radish ganhou notoriedade após ser adquirida pela Kakao Entertainment em 2021, com um investimento de 500 bilhões de KRW (aproximadamente US$440 milhões na época). Essa aquisição fez parte da estratégia agressiva de expansão global da Kakao, que incluiu também a compra da Tapas e a oferta de serviços na região da Sudeste Asiático.
Desempenho e Desafios
Atualmente, a Kakao opera três plataformas na América do Norte – Tapas, Radish e Wuxiaworld – sob o guarda-chuva da Tapas Entertainment. Contudo, apenas a Radish será descontinuada por ora. Embora a razão específica para o fechamento não tenha sido revelada pela empresa, acredita-se que o crescimento lento da receita tenha sido um fator crucial para a decisão. A Kakao já havia reconhecido uma perda de 460 bilhões de KRW em relação ao goodwill da Tapas, apontando desafios enfrentados no mercado norte-americano.
Reestruturação Global da Kakao
A descontinuação da Radish se insere em um processo de reestruturação contínua na Kakao. Em outubro de 2023, a empresa deixou os mercados de Taiwan e Indonésia, e no início deste mês, anunciou também o fechamento da Kakao Webtoon na Tailândia, que será substituída pelo novo serviço Kakao Page ainda este ano.
Futuro das Plataformas da Kakao
Após essas mudanças, as plataformas globais restantes da Kakao no segmento de propriedade intelectual de histórias incluem Tapas e Wuxiaworld na América do Norte, Piccoma no Japão e a futura Kakao Page na Tailândia. Um porta-voz da Kakao Entertainment destacou que a decisão foi parte de um esforço mais amplo para “refocar a estratégia global”, consolidando as operações e fortalecendo a Tapas como a plataforma principal na América do Norte.