Steam Reinventa Regras para Conteúdo Adulto
A plataforma Steam anunciou recentemente uma atualização significativa em suas diretrizes, especificamente na seção que trata de conteúdo adulto. Essa mudança surge em um contexto de conformidade com reguladores financeiros e provedores de serviços. A Valve, empresa responsável pelo Steam, atualizou as regras no documento de integração do Steamworks, suas ferramentas e serviços que auxiliam desenvolvedores na publicação de jogos.
As novas diretrizes estabelecem que os editores devem evitar publicar conteúdo que infrinja as normas de serviços de terceiros relacionados ao Steam, como processadores de pagamento. Na seção "O que você não deve publicar no Steam", lê-se: "Conteúdo que pode violar as regras e padrões estabelecidos pelos processadores de pagamento do Steam e redes de cartões, ou provedores de rede de internet. Em particular, certos tipos de conteúdo somente para adultos."
Impacto de Restrições em Conteúdo Adulto
A atualização segue a recente suspensão da conta da Manga Planet com o provedor de pagamentos Stripe, que foi banida devido à presença de conteúdo R18 (Restrito 18+) em seu serviço de assinatura. Nos últimos anos, vários sites e serviços no Japão tiveram que restringir pagamentos de diversas operadoras, como Visa e Mastercard, devido à recusa de pagamentos pelos clientes. Entre esses sites, destacam-se: Nico Nico, Melonbooks, Toranoana, e DLSite, que também baniu a American Express.
Decisões das Empresas e o Contexto Atual
Niconico, por exemplo, anunciou o fim de sua serviço de ilustrações maduras, o Niconico Shunga, no dia 29 de janeiro, citando a dificuldade de manutenção da plataforma diante do atual ambiente social e da situação internacional. Cietan Kitney, presidente da Visa Worldwide Japan, declarou em dezembro que a Visa busca oferecer seus serviços de pagamento a produtos e serviços legítimos, mas pode recusar compras para "proteger a marca".
"Embora a Visa deseja tornar seu serviço de pagamento disponível, pode topar com compra que não atenda às diretrizes de proteção à marca." – Cietan Kitney.
Essas novas diretrizes impõem uma reflexão sobre a forma como plataformas digitais lidam com conteúdo sensível e os impactos que decisões financeiras impõem sobre os criadores e editores de jogos. Os desenvolvedores agora enfrentam o desafio de navegar em uma paisagem de regras complexas para garantir que seus produtos sejam aceitos entre processadores de pagamento eficientemente.