A Production I.G anunciou na última sexta-feira a nomeação do diretor de animação Hideaki Anno como novo membro do seu conselho de diretores. A medida, que entrará em vigor no dia 21 de agosto, também foi confirmada pelo estúdio Khara, fundado e presidido por Anno.
Em paralelo, Tomonori Tanaka, atual diretor da East Group Holdings Inc., também se tornará membro do conselho da Production I.G na mesma data. Anno é amplamente reconhecido por seu trabalho na influente série Neon Genesis Evangelion, da Gainax, que deu origem a uma vasta franquia, incluindo filmes, mangás e romances, reconhecida por sua contribuição significativa à cultura pop e à indústria de animes.
O diretor fundou o estúdio Khara em 2006 e, nesse período, completou uma tetralogia de filmes baseada em Evangelion, que reimaginou o anime original de 1995. O primeiro filme, Evangelion: 1.0 You Are [Not] Alone, foi lançado em 2007, com o último filme, Evangelion: 3.0+1.0: Thrice Upon A Time, estreando em março de 2021.
Hideaki Anno também é cofundador da legendária Gainax, que chegou a ser conhecida como Daicon Film. A companhia ganhou destaque com os curtas de anime apresentados nas convenções de ficção científica Daicon III e IV, realizadas em 1981 e 1983. O primeiro grande projeto do estúdio foi o filme Royal Space Force: The Wings of Honnêamise, de 1987, onde Anno atuou como diretor de animação, artista de storyboard e artista de efeitos especiais, permanecendo uma figura central nas animações dos trabalhos posteriores do estúdio até sua saída em 2007.
Além de seu trabalho na animação, Anno é roteirista e co-diretor de Shin Godzilla, roteirista de Shin Ultraman e diretor e roteirista de Shin Kamen Rider, obras que apresentaram personagens icônicos da cultura pop japonesa, representando filmes de kaiju e tokusatsu. Vital para a renovação do gênero, Anno não hesitou em compartilhar sua paixão por esses universos, que também influenciam sua produção artística. Recentemente, ele co-escreveu roteiros para o anime Mobile Suit Gundam GQuuuuuuX.
A Production I.G é amplamente reconhecida por obras como Ghost in the Shell, de Mamoru Oshii, Kaiju No. 8, e . co-fundou a Production I.G em , após sua experiência inicial na Tatsunoko Productions, e a empresa tornou-se conhecida pelo seu impacto na indústria, sendo renomeada em .