Controvérsia de Plágio Afeta Wind Breaker
A Naver WEBTOON iniciou o processamento de pedidos de reembolso para episódios pagos da série Wind Breaker de Yongseok Jo, que foi suspensa recentemente devido a alegações de plágio. Em 14 de julho, a empresa confirmou que seu serviço de atendimento ao cliente está aceitando consultas de reembolso de usuários que adquiriram episódios deste popular webtoon esportivo.
Pedido de Reembolso e Respostas da Naver
Segundo a Naver WEBTOON, os reembolsos serão emitidos mediante solicitação, em virtude da remoção do título. A série esteve sob críticas no final de junho, quando leitores observaram semelhanças notáveis entre cenas em episódios recentes e painéis de mangás japoneses, como Tokyo Ghoul. Jo justificou as falhas criativas, dizendo que os prazos semanais exigentes levaram a compromissos em seus padrões de qualidade e expressou um profundo pesar aos seus leitores.
Situação Atual da Série Wind Breaker
Apesar da discontinuidade da série, o criador compartilhou destaques do final planejado e comentários sobre a obra em seu blog pessoal. A mensagem de desculpas de Jo sobre a descontinuação da série está disponível em inglês no WEBTOON.
Reconhecimento de Semelhança
A Naver WEBTOON também reconheceu semelhanças entre Wind Breaker e outros trabalhos em termos de composição e direção, decidindo encerrar tanto a serialização quanto o serviço da obra. Além disso, leitores que utilizaram moeda dentro do aplicativo (cookies) para desbloquear os capítulos mais recentes ou que compraram cópias permanentes através do Naver Series estão solicitando reembolsos. A empresa assegurou que "os reembolsos serão processados a pedido do cliente após a interrupção do serviço."
Histórico da Série
Wind Breaker, que estreou em 2013, seguia a jornada de um estudante do ensino médio nas competições de ciclismo, tornando-se uma das séries mais longas e populares da Naver WEBTOON, com traduções disponíveis em inglês, japonês e chinês. Apesar de sua popularidade, a versão em inglês de Wind Breaker será "em breve indisponível na plataforma", de acordo com comunicado da Naver WEBTOON.