O Brasil se prepara para um fim de semana de contrastes climáticos, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Enquanto o Centro-Oeste pode registrar temperaturas de até 40 °C, o Sul experimenta clima mais ameno e chuvas isoladas. No Nordeste, há previsão de chuvas fortes, especialmente no litoral, ao passo que o interior da região permanece seco.
A previsão do Climatempo indica que o Sul estará sob a influência de uma massa de ar polar, garantindo temperaturas amenas e céu firme na maior parte da região neste sábado. No entanto, o Rio Grande do Sul poderá enfrentar chuvas isoladas, principalmente no sul gaúcho, campanha e litoral. Santa Catarina e Paraná também registram precipitações, com o litoral recebendo chuvas fracas a moderadas, enquanto o interior se mantém seco com umidade relativa entre 21% a 30%.
Andrea Ramos, meteorologista, destaca que os maiores índices de chuvas do fim de semana devem ocorrer na faixa litorânea do Nordeste e na região Norte. O litoral da Bahia, incluindo Salvador, assim como os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, terão atenção especial devido à possibilidade de chuvas moderadas.
Instabilidades no Litoral e Tempo Firme no Interior
No Sudeste, o sábado traz instabilidades para a faixa litorânea paulista, fluminense e capixaba, com episódios de chuvas intensas no litoral sul de São Paulo e no Espírito Santo. Enquanto isso, o interior de São Paulo e Minas Gerais apresenta tempo firme, com umidade abaixo de 20% e temperaturas elevadas. No domingo, a previsão é de que as chuvas se concentrem apenas nas áreas litorâneas.
No Centro-Oeste, predomina o sol e o ar seco neste sábado, embora o extremo norte de Mato Grosso possa sofrer com pancadas isoladas. A umidade relativa do ar apresenta níveis críticos, abaixo de 20% em grande parte da região, com expectativa de que as temperaturas cheguem a até 40 °C no domingo.
Pancadas de Chuva no Nordeste e Norte
No Nordeste, a umidade marítima e perturbações atmosféricas devem provocar chuvas no litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte, além de risco de episódios intensos no Recôncavo baiano e áreas vizinhas. O interior do Nordeste, incluindo a parte oeste da Bahia e o sul do Piauí e Maranhão, permanecerá sob calor intenso e baixa umidade, enquanto o domingo promete mais chuvas no litoral, especialmente entre a Bahia e o Ceará.
As instabilidades também irão afetar a região Norte, com pancadas de chuva a partir deste sábado em áreas do Amazonas, Roraima e Pará, enquanto o Acre, Rondônia e Tocantins experimentam tempo firme e calor. As chuvas devem se expandir para o Amapá e outras áreas do Norte no domingo, mas o tempo seco continuará em algumas partes.
"No Norte, segue o padrão de precipitação observado nos últimos dias, com pancadas de chuva e rajadas de vento", observa Andrea.
Recomendações do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia recomenda que a população evite enfrentar condições climáticas adversas, que observe possíveis alterações em encostas, e caso necessário, que desligue aparelhos elétricos e consulte o quadro geral de energia. O Inmet também expressou uma série de orientações para ajudar os cidadãos em áreas que podem ser mais afetadas pelas chuvas.
- Desligue aparelhos elétricos durante tempestades;
- Observe alterações em encostas;
- Permanecer em locais abrigados;
- Evite abrigar-se debaixo de árvores;
- Proteja objetos em caso de inundação;
Para mais orientações e informações, os cidadãos devem consultar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.