A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um incremento nas tarifas de distribuição de energia elétrica da Elektro, que afetará 25 cidades da região do Vale do Paraíba e a região bragantina. O reajuste, que entrará em vigor no dia 27 de agosto, representa um aumento de 11,44% para consumidores de baixa tensão, principalmente residências.
A Aneel justificou esse reajuste pela elevação dos custos relacionados ao transporte de energia elétrica, encargos setoriais e a eliminação de componentes financeiros que estavam em vigor anteriormente.
As cidades que sentirão esse impacto incluem: Arapeí, Areias, Atibaia, Bananal, Bom Jesus dos Perdões, Campos do Jordão, Cunha, Igaratá, Ilhabela, Joanópolis, Lagoinha, Lavrinhas, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, Paraibuna, Piquete, Piracaia, Queluz, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, Silveiras e Ubatuba.
A Elektro, com sede em Campinas (SP), atende aproximadamente 3 milhões de unidades consumidoras em 223 municípios no estado de São Paulo, além de cinco em Mato Grosso do Sul.
Este reajuste, segundo a empresa, vem em um cenário de variáveis econômicas que exigem ajustes nas tarifas para garantir a continuidade do serviço e a sustentabilidade do setor elétrico.
Com o aumento, os consumidores devem se preparar para a reflexão sobre o impacto nas suas finanças pessoais, considerando a importância da gestão eficiente do consumo de energia em tempos de reajustes tarifários.