generAIdoscope, um omnibus de filmes inteiramente produzido com IA generativa, faz sua estreia no dia 29 de agosto no Uplink Kichijōji Cinema, em Tóquio. O anúncio, divulgado pela REAL COFFEE ENTERTAINMENT, inclui o trailer e a data de lançamento, marcando uma estreia que reúne três histórias originais sob a direção de Hirotaka Adachi, conhecido no meio literário como Otsuichi, pelo cineasta Takeshi Sone (One Cut of the Dead) e por Hiroki Yamaguchi, conhecido por Bloody Chainsaw Girl. O projeto afirma ter criado todo o vídeo, áudio e música a partir de IA generativa, elevando o conceito de cinema a uma produção inteiramente alimentada por algoritmos.
O filme já havia sido programado para estrear nos cinemas japoneses em 2024, segundo informações da produção. A REAL COFFEE ENTERTAINMENT ressaltou que as histórias originais foram escritas especialmente para o projeto, mantendo o compromisso de que toda a parte audiovisual é gerada pela IA. A apresentação durante o anúncio também confirma que o filme será exibido no Uplink Kichijōji Cinema, contribuindo para uma experiência de estreia em ambiente de cinema japonês.
Monkeys Odyssey dirigida por Hirotaka Adachi
Durante a Era das Explorações, um marinheiro chega à juventude de uma ilha habitada por macacos. Os macacos mostram interesse nos livros que o marinheiro traz como carga, começam a lê-los e, de imediato, adquirem inteligência por meio da leitura. Veste-se com roupas, desenvolvem ferramentas básicas e, com o tempo, ferramentas de ferro. O marinheiro, então, toma a decisão de usar os macacos para facilitar a sua fuga da ilha.
Imagem cortesia de REALCOFFEE ENTERTAINMENT© REALCOFFEE ENTERTAINMENT
AZUSA dirigida por Takeshi Sone
Azusa Ishizuka é uma garota excêntrica com propensão a sonhar acordada. Em um sonho, ela encontra uma designer em um café. Na vida real, a designer que ela conheceu no sonho é a mãe já falecida. Querendo reencontrar a mãe, Azusa alterna entre sonhos e realidade, em busca de tornar seu sonho real. A história venceu recentemente o Best Animation Award no Seoul International AI Film Festival em 2025.
Imagem cortesia de REALCOFFEE ENTERTAINMENT© REALCOFFEE ENTERTAINMENT
GRANDMALEVIT dirigida por Hiroki Yamaguchi
Em um futuro distante, Grandma Levit, uma ex-astralista, viaja pelo país com seu gato e seu instrumento musical, com um único propósito. Ela atravessa uma cidade arruinada, uma floresta e uma enorme cidade subterrânea, até que o objetivo de sua jornada é revelado. A história foi selecionada para o Seoul International AI Film Festival 2025.
Imagem cortesia de REALCOFFEE ENTERTAINMENT© REALCOFFEE ENTERTAINMENT
Adachi utiliza o pseudônimo Otsuichi para obras como Calling You, Goth e a adaptação do romance de l grend loundraw em Summer Ghost. Sob o nome de Hirotaka Adachi, escreveu o roteiro do Summer Ghost, bem como Oblivion Island: Haruka and the Magic Mirror. Em 2022, a Netflix adaptou uma história original dele para a série de anime de horror Exception. Sone vem produzindo filmes de IA de forma independente desde 2023, dirigindo My Universe Here e sendo premiado no Japanese Serbian Film Festival. Yamaguchi começou a atuar na produção de vídeo com IA em 2024, com o curta de ficção científica IMPROVEMENT CYCLE, que competiu na nova competição AI Film International no Bucheon International Fantastic Film Festival de 2024. Em julho de 2024, o curta premiou-se no Gyeongsangbuk-do International AI Metaverse Film Festival, na Coreia do Sul. A adaptação em animação do livro Shi ga Utsukushii Nante Dare ga Itta (Who Said Death Was Beautiful?) de Rika Hirotsu, feita pela Eins com uma mistura de captura de movimento e IA, teve estreia no Japão em dezembro de 2023. O projeto Twins Hinahima, da KaKa Creation e Frontier Works, também utilizou IA na produção e foi ao ar na televisão no Japão a partir de 29 de março.
Fonte: Press release