O Vasco enfrenta o Ceará neste domingo, 14 de setembro de 2025, em São Januário, pela 23ª rodada do Brasileirão. Com orçamento apertado, a diretoria optou por reforços livres e por empréstimos, mas Fernando Diniz mantém Vegetti como titular no ataque do time carioca.
Vegetti e a projeção da artilharia
Vegetti é o vice-artilheiro da Série A, com 12 gols, três a menos que Kaio Jorge, do Cruzeiro. Mesmo disputando a artilharia, há quem defenda que o atacante deva ser reserva por conta da mobilidade com a bola. A última vez que o Pirata fez um gol que não foi de pênalti foi há oito jogos, na derrota de 3 a 2 para o Mirassol, pela rodada 18.
Fechado com o Pirata, o treinador Fernando Diniz não abre mão de Vegetti como titular. Em coletiva após a classificação para as semifinais da Copa do Brasil diante do Botafogo, o técnico comentou:
“Vegetti é muito importante taticamente. Esse Vasco é um time que sai curto e faz muita bola longa. Muitas bolas caíram no nosso pé e a gente conseguiu ter posse, promover ataques rápidos. Na marcação, ele é um dos caras que mais se dedica, apesar da idade que tem. Um jogo ou outro, ele pode sair para o ataque ficar mais rápido, não tem nenhum problema. Quem pensa assim não está errado”
Quando Vegetti não está em campo, a comissão técnica pode jogar sem um nove fixo ou improvisar jogadores como David e Rayan. A equipe treina para evitar o Z-4, que assombra os cruzmaltinos. A vitória de 3 a 2 sobre o Sport, permitiu ao Vasco não ficar no Z-4, chegando aos 22 pontos, no 15º lugar. O primeiro time da zona de rebaixamento é o Vitória, que tem a mesma pontuação. O triunfo vascaíno paga 1.87 na Alfa. Se o Vegetti fizer um gol a qualquer momento, a cota de retorno está avaliada em 2.26.
Em casa, nos jogos recentes, o cruzmaltino não vence há três rodadas. Na quinta, o meia Tchê Tchê sentiu dores musculares na coxa esquerda e o lateral-esquerdo Lucas Piton foi substituído por conta de dores na panturrilha esquerda. Tudo indica que ambos serão desfalques.
São Januário traz boas lembranças ao Ceará. No último jogo no Rio, o Ceará venceu por 4 a 1. Foi em 2020, pelo Brasileirão. O time nordestino chega para o duelo sem vencer há duas partidas, no 11º lugar, com 26 pontos. Outra vitória paga 4.40 na Alfa. Os meias Lourenço e Matheus Bahia, assim como o atacante Fernandinho, saíram do departamento médico e podem ser utilizados.
Possíveis escalações
- Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, Hugo Moura (Robert Renan), Lucas Freitas e Pumita Rodríguez; Barros, Mateus Carvalho (Thiago Mendes) e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Rayan e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.
- Ceará: Bruno Diniz, Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Dieguinho, Fernando Sobral e Lucas Mugni; Aylon, Galeano e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.
Perspectivas finais
O duelo em São Januário pode definir a continuidade de Vegetti como titular e influenciar a estratégia do Vasco para as próximas partidas, além de impactar a tabela na luta para sair do Z-4. A expectativa é de que a equipe busque reagir e manter o padrão de volume de jogo apresentado nas últimas rodadas, buscando somar pontos para subir na classificação.
Link do artigo original: https://esporte.ig.com.br/apostas/2025-09-14/vasco-ceara-brasileirao-2025-rodada-23-palpites.html