Mais de 760 mil candidatos estão se preparando para o Concurso Nacional Unificado (CNU), cujas provas acontecem neste domingo (5). O evento, que conta com 761 mil inscritos, é uma oportunidade significativa, embora o número esteja abaixo dos 2,1 milhões da primeira edição realizada em agosto do ano passado. Para garantir um bom desempenho, o g1 reuniu dicas de especialistas em concursos que podem fazer a diferença na véspera da prova.
Preparação na Véspera: O Que Fazer?
O sucesso em um concurso exige planejamento e controle sobre a ansiedade. Com o CNU 2025 se aproximando, muitos se perguntam como se preparar de maneira eficaz. Aqui estão seis recomendações práticas para garantir que os candidatos cheguem bem ao dia da prova:
- 🗺️ Planeje o deslocamento
- ✅ Revise o que levar
- 🍎 Evite mudanças radicais na alimentação
- 📚 Não é hora de aprender
- 😴 Economize energia
- 🏋️♂️ Não se cobre demais
🗺️ Planeje o deslocamento
Os candidatos devem calcular com antecedência o tempo de deslocamento até o local da prova de acordo com as informações do cartão de confirmação de inscrição. É fundamental sair cedo para evitar imprevistos, especialmente em situações que envolvem diferentes fusos horários. Viviane Rocha, professora de técnicas de estudo, sugere ainda o uso de aplicativos que ajudam a planejar o trajeto.
✅ Revise o que levar
Para evitar o estresse no dia do exame, todos os itens necessários devem ser organizados com antecedência. Itens obrigatórios devem ser checados com calma.
🍎 Evite mudanças radicais na alimentação
Alterar a rotina alimentar pode ter resultados indesejados. Refeições pesadas devem ser evitadas, principalmente no almoço do dia da prova. Segundo Carlinhos Costa, coordenador da Gran Concursos, manter uma dieta que já funciona para o candidato é o melhor caminho.
📚 Não é hora de aprender
Em vez de fazer uma frenética maratona de estudos na véspera, Eduardo Cambuy alerta que o ideal é revisar o que já foi aprendido. Isso porque a ansiedade pode prejudicar a absorção de novos conteúdos. Consequentemente, recomenda-se passar o tempo revisando para trazer segurança ao candidato.
😴 Economize energia
A forma como cada candidato lida com suas escolhas e limitantes pré-prova é individual. Cambuy sugere evitar álcool para não correr o risco de uma ressaca no dia da prova. O foco deve ser na prova, o que exige um controle de gastos energéticos, especialmente em eventos noturnos.
🏋️♂️ Não se cobre demais
A autocobrança pode gerar ainda mais medo e ansiedade. Viviane Rocha recomenda que o candidato respire fundo e confie na preparação que fez. Ela enfatiza que não passar não significa o fim do mundo, pois haverá outras oportunidades no futuro.
Programação da Prova
A programação para o CNU 2025 é a seguinte:
12h30: fechamento dos portões
13h: início das provas da tarde
15h: tempo mínimo para deixar a sala
16h30: fim das provas para candidatos de nível médio
18h: fim das provas para candidatos de nível superior
Confira o Cronograma Oficial
A prova objetiva será realizada em 5 de outubro de 2025, das 13h às 18h. O cronograma também inclui datas importantes para os próximos etapas do concurso, como a convocação para a prova discursiva e a avaliação de títulos, até o início de 2026.