Steam Machine não seguirá modelo subsidiado
A Valve anunciou que a próxima Steam Machine não adotará o modelo de preços subsidiados, conforme utilizado por grandes fabricantes de consoles. Essa decisão reflete a intenção da empresa de moldar o preço do dispositivo com base no mercado atual de PCs, especialmente em um cenário onde os custos de hardware estão em ascensão. Isso resulta em uma expectativa mais realista dos jogadores sobre o que esperar do lançamento do sistema.
Características e design do novo dispositivo
Apresentada como um PC compacto que opera com SteamOS, a Steam Machine foi projetada para oferecer uma experiência de jogo 'plug-and-play', buscando superar as máquinas que foram consideradas nas pesquisas de hardware da Valve. Apesar de seu design que se assemelha a um console, a empresa tem ressaltado que o custo do produto estará vinculado ao que se encontra na economia de montagem de PCs.
Esclarecimentos sobre o preço
Durante uma entrevista com o YouTuber Skill Up, os representantes da Valve, Lawrence Yang e Pierre-Loup Griffais, discutiram a especulação em torno do preço da Steam Machine. Griffais mencionou que o desempenho do GPU do sistema supera a maioria dos PCs para jogos, mas não forneceu números exatos. Ele afirmou: “Esperamos que a Steam Machine caia na faixa de custo de montagem de um PC equivalente, então é provável que, em termos de preço, ela se aproxime de algo acima de $750.”
Comparações com a concorrência
Essa expectativa de preço representa um salto considerável se comparada aos consoles atualmente disponíveis, como o PS5, que varia de $499,99 a $549,99 para suas versões. Essa estratégia significa que a Valve opta por não seguir a abordagem de muitos fabricantes que geralmente subsidiam seus dispositivos para conquistar mercado e permitir um preço inicial mais baixo.
Diferenciais da Steam Machine
Griffais também destacou características que tornam a Steam Machine única, ressaltando elementos que não são facilmente replicáveis em construções de PCs personalizados, como o design compacto e resfriamento silencioso. “É realmente difícil reproduzir essas características se você estiver montando seu próprio PC”, comentou. O sistema inclusivo com quatro antenas e suporte a múltiplos controladores também foram mencionados como fundamentais para um dispositivo projetado para sala de estar.
Perspectivas para o futuro
O engenheiro também comentou que a adição de funcionalidades, como a capacidade de ligar a máquina usando o controlador, oferece uma conveniência geralmente reservada aos consoles. A Valve está considerando esses detalhes enquanto prepara a Steam Machine para sua chegada ao mercado, prevista para 2026. Yang compartilhou sua experiência pessoal, mencionando que, por ter montado PCs no passado, ficou aliviado ao não precisar fazer isso novamente.
A entrevista trouxe à tona a frustração de várias vozes na indústria, como Linus Sebastian do WAN Show, que expressou descontentamento pela não adoção de um preço subsidiado. Os comentários de outros desenvolvedores também sugerem um potencial impacto financeiro em evitar essa estratégia, trazendo debates acalorados em torno do modelo de negócios da Valve.