Flamengo enfrenta situação crítica na Taça Guanabara
Após a derrota por 2 a 0 para o Fluminense na noite deste domingo (25), no Maracanã, o Flamengo se encontra em uma posição complicada na Taça Guanabara, ocupando o penúltimo lugar do Grupo B com apenas quatro pontos. A equipe não depende somente de seus próprios esforços para evitar o rebaixamento, pois possui dois jogos a mais do que seus concorrentes diretos, Maricá, Nova Iguaçu, Madureira e Boavista.
Para se manter fora do quadrangular do rebaixamento, o Flamengo precisa vencer o Sampaio Corrêa na última rodada e torcer para que os adversários não somem, no mínimo, quatro pontos em seus dois jogos restantes.
Contexto do Grupo B
Atualmente, a situação do Grupo B é a seguinte:
- Botafogo - 9 pontos, 4 jogos, 4 gols de saldo
- Boavista - 6 pontos, 3 jogos, 1 gol de saldo
- Madureira - 6 pontos, 3 jogos, 1 gol de saldo
- Nova Iguaçu - 4 pontos, 3 jogos, 1 gol de saldo
- Flamengo - 4 pontos, 5 jogos, -5 gols de saldo
- Maricá - 3 pontos, 3 jogos, -2 gols de saldo
Possibilidades de Rebaixamento
O Flamengo poderá ser rebaixado caso:
- Perda para o Sampaio Corrêa;
- Empate com o Sampaio Corrêa e o Nova Iguaçu some pontos;
- Vitória sobre o Sampaio Corrêa, mas o Nova Iguaçu some 3 pontos;
- Vitória e Nova Iguaçu some 3 pontos, junto com Madureira e Boavista pontuando.
Por outro lado, as chances de escapar do quadrangular são:
- Vencer e o Nova Iguaçu somar no máximo 1 ponto;
- Vencer, e Madureira ou Boavista perderem suas partidas.
A Derrota para o Fluminense
O duelo contra o Fluminense foi marcado por uma forte chuva que interrompeu a partida por 45 minutos. O primeiro gol do jogo foi marcado por Serna aos 6 minutos do segundo tempo, após um passe de John Kennedy. JK adicionou mais um gol em uma falha da defesa do Flamengo, com Emerson Royal sendo o responsável pela perda da posse. O Flamengo tentou reagir, com Everton Cebolinha descontando aos 27 minutos numa cobrança de escanteio, mas não conseguiram evitar a derrota.
A última rodada da Taça Guanabara está programada para o dia 7 de fevereiro, onde o Flamengo enfrentará o Sampaio Corrêa. Contudo, antes disso, o time terá um grande desafio na estreia do Campeonato Brasileiro contra o São Paulo na próxima quarta-feira (28) e, em seguida, a final da Supercopa do Brasil contra o Corinthians no domingo (1/2).