Botafogo conquista goleada sobre o Cruzeiro e se destaca no Brasileiro
Com dois gols de Danilo, o Glorioso encerrou a rodada inicial da edição de 2026 da competição com a vitória de maior vantagem.
Em meio à grande crise institucional, o Botafogo estreou com vitória no Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira (29), o clube carioca goleou o Cruzeiro no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, por 4 a 0.
O primeiro gol do clube da Estrela Solitária foi marcado em uma jogada coletiva de seus principais astros. Montoro fez fila e serviu Arthur Cabral, que segurou no pivô e deixou Danilo na cara de Cássio. O volante teve calma, tirou do goleiro e estufou a rede.
Também na segunda etapa, o Botafogo marcou mais três vezes. Matheus Martins aproveitou contra-ataque, bateu no cantinho da meta de Cássio e ampliou. Danilo marcou o seu segundo na noite de cabeça, ao receber cruzamento na entrada da área, e Artur, nos acréscimos, aproveitou a espaçada defesa rival, driblou o goleiro e deixou lá dentro.
Botafogo e Cruzeiro encerraram a primeira rodada do Brasileirão. O Glorioso se juntou a Chapecoense, Vitória, São Paulo, Bahia, Fluminense, Mirassol, Athletico-PR e RB Bragantino como os nove times que abriram o torneio com vitórias.
O Glorioso se tornou o primeiro líder da competição devido ao saldo obtido no triunfo sobre a Raposa. A maior vantagem até aqui era dividida por Chape e Vitória, que venceram suas estreias por dois gols de diferença.
Já o time celeste entrou na lista dos derrotados, que conta com Santos, Remo, Flamengo, Corinthians, Grêmio, Vasco, Internacional e Coritiba. Palmeiras e Atlético-MG protagonizaram o único empate da competição até o momento.
Apesar da crise profunda nos bastidores, envolvendo dívidas e polêmicas com John Textor, o Glorioso não vive um mau momento em campo. O time comandado pelo argentino Martín Anselmi lidera seu grupo no Campeonato Carioca, com nove pontos em quatro partidas, e chegou à sua terceira vitória consecutiva.
Já o Cruzeiro ampliou o cenário ruim que vive nos gramados até o momento. Tite, contratado no início da temporada, entrou em campo pressionado após três derrotas nas primeiras cinco rodadas do Mineiro. A equipe celeste está na segunda posição de sua chave no torneio.
Ambos os clubes voltam a campo no domingo (1º), em compromissos estaduais. Às 16h (horário de Brasília), o Botafogo recebe o Fluminense no Nilton Santos. Quatro horas depois, é a vez do Cruzeiro, que enfrentará o Betim fora de casa.
Pelo Brasileirão, o próximo jogo do Alvinegro é na quarta-feira (04), quando visitará o Grêmio em Porto Alegre. No dia seguinte, a Raposa recebe o Coritiba no Mineirão.