Tite admite erro no Cruzeiro após goleada. Reprodução: Ge
Após a goleada sofrida pelo Cruzeiro contra o Botafogo, por 4 a 0, na estreia do Campeonato Brasileiro, o técnico Tite admitiu um erro no planejamento da equipe. O time celeste amarga sua quarta derrota em seis partidas sob o comando do treinador, e ele destacou dificuldades para dar continuidade ao trabalho do ex-técnico Leonardo Jardim.
A opção de Tite foi usar jogadores da base nos primeiros jogos do Campeonato Mineiro. A equipe principal só começou a atuar nas partidas a partir da terceira rodada, em um confronto contra o Uberlândia. O jogo contra o Botafogo foi o terceiro em que os titulares atuaram nesta temporada. Até agora, Tite acumulou duas vitórias e quatro derrotas no comando do Cruzeiro.
O treinador comentou: "Talvez, o erro maior nas reflexões agora que estou observando, foi estratégia, que eu entendi ser a mais importante, de preservação da equipe para retomar ritmo. A retomada de ritmo dela é o mais importante. Poderia ter jogado mais jogos mesmo correndo risco maior de lesão. A equipe podia ter jogado mais jogos, ia estar mais ritmada para apressar o processo de voltar a ter um comportamento e um ritmo melhor tal qual ano passado."
Apesar de desejar repetir o sucesso do trabalho de Jardim, agora ex-treinador da Raposa, Tite revelou que está enfrentando dificuldades para adaptar a sua metodologia aos jogadores. Segundo ele, "era a retomada desse trabalho. Inclusive, antes eu já havia colocado do nível. Agora, eu não termino uma competição e inicio a outra já no mesmo nível. E nós sempre colocamos dessa forma de retomar esse trabalho. Dar um passo para trás, simplicidade, sentir todas as críticas justas, que elas vão acontecer pela grandeza do Cruzeiro. Trabalhar e reverter dentro do campo, não tem outra forma."
O Cruzeiro terá uma nova oportunidade de se redimir neste domingo, quando enfrenta o Betim, às 20h (de Brasília), na Arena Urbsan, pelo Campeonato Mineiro. Além disso, pelo Campeonato Brasileiro, o time celeste terá um desafio contra o Coritiba na próxima quinta-feira, às 21h30, no Estádio Mineirão.