Surfista brasileiro morre após acidente em Palawan
O surfista brasileiro Yam Wisman, de apenas 23 anos, faleceu nesta terça-feira (27) em Palawan, nas Filipinas, após um trágico acidente de moto. O jovem atleta, natural de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, estava na região para participar do torneio classificatório La Union International Pro, promovido pela World Surf League (WSL), que ocorreu entre os dias 20 e 23 de janeiro. Após a competição, Yam decidiu estender sua estadia no país asiático.
De acordo com os relatos fornecidos por familiares, o acidente se deu quando uma moto, ocupada por três pessoas e que invadiu a contramão, colidiu frontalmente com Yam. O impacto resultou em ferimentos fatais, levando à sua morte. A notícia da tragédia chocou a comunidade do surf e amigos íntimos do atleta.
Yam Wisman começou sua trajetória no surf desde muito jovem, rapidamente se destacando em longboard, embora também tenha competido no shortboard. Nos últimos tempos, ele vinha participando de circuitos internacionais, focado em estabelecer sua presença no cenário esportivo competitivo. Impressas nas lembranças de quem conviveu com ele, as palavras da bicampeã brasileira de surf, Luara Mandelli, ecoam a dor compartilhada por muitos:
Sem acreditar. Semana passada tava com a gente, torcendo nas baterias e surfando com a gente no free surf. Uma pessoa com um ótimo coração. Que Deus conforte o coração da família!
A tragédia e os desafios enfrentados por atletas nas competições internacionais ressaltam a importância da segurança nas estradas, principalmente em locais onde as normas de trânsito podem ser diferentes das práticas habituais dos atletas. O surf, que é um esporte que já promove a união de pessoas em um ambiente descontraído, agora clama por uma reflexão sobre a segurança e as adversidades que os atletas enfrentam, mesmo fora do mar.
A perda de Yam Wisman deixa um vácuo não apenas em sua família, mas também em toda a comunidade do surf, que agora se une em homenagem ao jovem que sonhava em brilhar nas grandes competições.