IA Ajuda a Reconstruir Regras de Jogo de Tabuleiro Romano Antigo
Parece que os europeus estavam jogando jogos de bloqueio séculos antes do que se pensava. Recentemente, uma pesquisa inovadora utilizou a inteligência artificial para estudar um possível tabuleiro de um jogo antigo. O artefato oval, encontrado na antiga cidade romana de Coriovallum, atualmente na Holanda, pode revelar segredos sobre como os jogos eram jogados no passado.
Pesquisadores da Leiden University, liderados por Walter Crist, publicaram um estudo na revista Antiquity que lança luz sobre como a IA pode ajudar na compreensão de objetos arqueológicos. Apesar de não parecer muito à primeira vista, a presença de padrões geométricos em uma das faces do artefato sugere que se trata de um tabuleiro de jogo. Segundo Crist, "Identificamos o objeto como um jogo por causa do padrão geométrico em sua face superior e a evidência de que foi deliberadamente moldado".
A pesquisa também revelou danos visíveis na superfície do artefato, que podem ter sido causados por peças de jogos romanas deslizarem sobre ele. No entanto, o padrão geométrico não se alinha com qualquer jogo conhecido atualmente. Para enfrentar esse desafio, os pesquisadores decidiram usar a inteligência artificial para modelar regras de jogo potenciais. "Buscamos responder à pergunta se poderíamos usar simulações de jogos, impulsionadas por IA, como ferramenta para descobrir regras de jogo que replicassem esse padrão desigual de desgaste na superfície do tabuleiro".
Para isso, duas inteligências artificiais jogaram diversas variantes de jogos de tabuleiro da Europa antiga, incluindo Haretavl da Escandinávia e Gioco dell’orso da Itália. O resultado revelou que o desgaste do tabuleiro poderia ser compatível com jogos de bloqueio, um tipo de jogo cujo objetivo é bloquear o movimento do oponente.
Esta abordagem se mostrou inovadora, sendo a primeira vez que a simulação de jogos dirigida por IA foi utilizada em conjunto com métodos arqueológicos para identificar um jogo de tabuleiro. Crist complementa:
"Essa pesquisa fornece aos arqueólogos ferramentas para identificar jogos de culturas antigas que não são comuns ou foram pouco jogados".
Historicamente, indícios de jogos de bloqueio eram conhecidos na Europa apenas a partir da Idade Média e são considerados bastante raros. A nova descoberta sugere que esses jogos possam ter sido jogados séculos antes do que se acreditava. A pesquisa abre espaços para novas reflexões sobre os passatempos na sociedade romana, revelando que o prazer dos jogos é uma atividade que atravessa séculos.