O CEO da Apple, Tim Cook, confirmou que o pacote de recursos de IA do Apple Intelligence vai ganhar uma versão em português em abril deste ano. O suporte ao idioma já era esperado para 2025, mas ainda não havia uma janela de lançamento.
Cook mencionou a ampliação do Apple Intelligence durante a reunião de resultados trimestrais da Gigante de Cupertino referente ao primeiro trimestre fiscal de 2025. O CEO abriu sua fala para comentar os novos recursos lançados no conjunto de IA e listou a expansão para novos idiomas:
"Estamos animados em começar nossa expansão internacional com Apple Intelligence disponível na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido. Estamos trabalhando duro para levar o Apple Intelligence ainda mais além. Em abril, vamos trazer o Apple Intelligence para mais idiomas, incluindo francês, alemão, italiano, português, espanhol, japonês, coreano e chinês simplificado, assim como o inglês localizado para Singapura e Índia".
Ainda não há confirmação se a novidade incluirá o português brasileiro ou o de Portugal, mas vale destacar que a Siri só tem versão para o português do Brasil. Além disso, a Maçã já tem um workshop programado sobre Apple Intelligence em São Paulo (SP) no dia 3 de fevereiro — o evento é indicado para desenvolvedores e será conduzido em português no escritório da empresa, localizado no bairro Itaim Bibi.
Quais dispositivos são compatíveis com Apple Intelligence?
Os seguintes modelos de celulares, tablets e computadores são compatíveis com o serviço:
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15 Pro Max
- iPhone 16 e modelos mais recentes
- iPad Pro (M1 e mais recente)
- iPad Air (M1 e mais recente)
- MacBook Air (M1 e mais recente)
- MacBook Pro (M1 e mais recente)
- iMac (M1 e mais recente)
- Mac Mini (M1 e mais recente)
- Mac Studio (M1 Max e mais recente)
- Mac Pro (M2 Ultra e mais recente)
Alguns dos recursos de IA já disponíveis incluem assistente de escrita, Genmoji (opção para criar emojis com inteligência artificial), resumo inteligente de notificações, transcrição de chamadas e o suporte ao ChatGPT na Siri.
Nova versão da Siri deve chegar nos próximos meses
Um dos destaques do Apple Intelligence é a reformulação da assistente digital Siri, integrada com IA generativa, capaz de compreender o contexto na tela e realizar ações entre apps. De acordo com Tim Cook, o recurso deve chegar "nos próximos meses" — especulações no mercado indicam o lançamento no iOS 18.4, mas não há nada oficial.
O CEO da Apple ainda mencionou um faturamento trimestral recorde de US$ 124,3 bilhões, aumento de 4% em relação ao mesmo período no ano passado, além de um recorde na América Latina (sem valores divulgados).
Leia também:
- Por que as pessoas pagam tão caro em um iPhone?
- iOS 18.4 vem aí: veja o que esperar da nova atualização do iPhone
- Comprar iPhone com operadora vale a pena? Conheça as vantagens e desvantagens