Logo do Tudo Notícias
  • Últimas notícias
  • Ofertas
Mundo
Esportes
Política
Produtos e Reviews
Saúde
Tecnologia
Logo
  • Página Inicial
  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Redes sociais
  • Facebook TN
  • tudonoticiasoficial
  • tudonoticiasof
Editorias
  • Brasil
  • Cultura Pop
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Estados
  • Games
  • Mundo
  • Política
  • Produtos e Reviews
  • Saúde
  • Tecnologia
Educação
  • Educação
  • Educação Infantil
  • Ensino Básico
  • Ensino Superior
Games
  • Consoles e Hardware
  • Dicas e Tutoriais
  • Esports
  • Game Development
  • Indie Games
  • Indústria
  • Lançamentos
  • Mobile Games
  • Promoções
  • Retrô e Nostalgia
  • Retro Gaming
  • Streaming
  • Xbox
Saúde
  • Bem-Estar
  • Doenças
  • Doenças Raras
  • Estilo de Vida
  • Fitness
  • Longevidade
  • Medicina
  • Nutrição
  • Pesquisas
  • Saúde Mental
  • Saúde Pública
  • Tratamentos
  • Vacinas
Brasil
  • Acidentes
  • Agronegócio
  • Cidades
  • Desastres
  • Homicídios
  • Indústria
  • Infraestrutura
  • Loteria
  • Policial
  • Regiões
  • Transportes
Entretenimento
  • BBB 25
  • Celebridades
  • Cinema
  • Documentários
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Streaming
  • Teatro
  • TV e Séries
  • Vida Social
Mundo
  • América Latina
  • Ásia
  • Conflitos
  • Crises
  • Cultura
  • Cultura Regional
  • Estados Unidos
  • Europa
  • Geek
  • Geopolítica
  • Negociações
  • Oriente Médio
  • Pandemias
  • Refugiados
  • Terrorismo
Tecnologia
  • Cibersegurança
  • Ciência e Inovação
  • Cripto
  • Gadgets
  • Inovação
  • Inteligência Artificial
  • Redes Sociais
  • Robótica e Automação
  • Smartphones e Tablets
  • Software e Aplicativos
  • Startups
Cultura Pop
  • Animes & Mangás
  • Filmes
  • HQs
  • K-Pop
  • Séries
  • Streaming
Esportes
  • Artes Marciais
  • Atletismo
  • Automobilismo
  • Basquete
  • Boxe
  • Ciclismo
  • Esportes Radicais
  • Esports
  • Futebol
  • Futebol Internacional
  • Handebol
  • Jogos
  • Lutas
  • NBA
  • Seleção Brasileira
  • Tênis
  • UFC
  • Vôlei
Política
  • Campanhas
  • Congresso
  • Diplomacia
  • Eleições
  • Governos
  • Judiciário
  • Orçamento
  • Partidos
  • Política Econômica
  • Política Internacional
  • Reformas
  • Reformas Econômicas
Economia
  • Agronegócio
  • Bancos
  • Crédito
  • Economia
  • Economia Global
  • Endividamento
  • Exportação
  • Fintechs
  • Impostos
  • Indústria
  • Inovação
  • Investimentos
  • Política Econômica
  • Renda
  • Salários e Empregos
  • Tributação
  • Varejo
Estados
  • Acre
  • Alagoas
  • Bahia
  • Goiás
  • Minas Gerais
  • Pará
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
Produtos e Reviews
  • Promoções
  • Reviews

TudoNotícias

Tudo Notícias   © Copyright. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Powered by Yooh
  1. Capa
  2. Economia
  3. Transporte

Aumento do diesel pressiona frete e preço dos alimentos

09/02/2025 15h48

Recentemente, a Petrobras anunciou um aumento de R$ 0,22 por litro no preço do diesel, o que deve provocar um impacto de 2% a 2,5% nos custos de transporte rodoviário. Essa alteração no preço do combustível tem um efeito cascata, que inevitavelmente afetará os produtos disponíveis nos supermercados, farmácias e lojas de todo o Brasil.

Segundo Lauro Valdivia, assessor técnico da NTC&Logística, o novo preço do diesel levará cerca de duas semanas para ser repassado aos consumidores. “Mas a gente já estima, pelo valor da Petrobras, que vai ser mais ou menos de 2% a 2,5% a mais no frete só desse último aumento”, explicou.

Com mais da metade da carga transportada no país sendo movimentada por rodovias, o Brasil é altamente dependente do transporte rodoviário para a distribuição de alimentos, remédios e diversos produtos. O óleo diesel é o combustível principal usado nos caminhões, representando aproximadamente 35% dos custos de frete, o que implica que aumentos no seu preço impactam diretamente o valor final de muitos produtos.

André Braz, coordenador dos Índices de Preços do FGV Ibre, destacou que é desafiador prever com precisão quando esses aumentos impactarão os preços ao consumidor. “O diesel é um combustível estratégico, tem impacto na inflação, mas é muito complexo medir o quanto isso vai bater em cada produto, o quanto isso vai aumentar o preço de cada produto, e quando isso tende a aparecer na inflação ao consumidor”, afirmou.

Ele comentou que, embora o aumento de preços seja inevitável, o tempo de repasse pode variar, uma vez que muitos contratos de frete possuem preços fixos e renegociações anuais. No entanto, caminhoneiros independentes, que não estão amarrados a contratos longos, tendem a repassar rapidamente as novas tarifas, já que abastecem com o combustível mais caro.

A dependência do Brasil em relação ao transporte rodoviário não se restringe apenas ao setor de carga. O diesel é utilizado também em máquinas agrícolas, na geração de energia elétrica por usinas termelétricas e em ônibus urbanos. Portanto, a elevação no custo do diesel impacta indiretamente a inflação, afetando todos os setores econômicos.

Em termos de logística, 65% da produção nacional é transportada por caminhões, o que torna o efeito do diesel na composição de preços bastante abrangente. “O efeito indireto do diesel na inflação é muito grande. Qualquer alimento que você consuma em um grande centro urbano chegou lá via transporte rodoviário, seja um pacote de arroz ou mesmo um carro”, observou Braz.

O especialista destacou que a influência do diesel varia conforme o tipo de produto. Por exemplo, alimentos são mais impactados pelos custos de transporte do que eletrodomésticos, eletrônicos e veículos. Isso ocorre porque os alimentos têm uma maior dependência na logística de distribuição, que, por sua vez, é quase inteiramente rodoviária.

Valdivia alertou que o Brasil enfrenta um desafio logístico, pois há longas distâncias que poderiam ser melhor supridas por navios ou trens, mas atualmente são dominadas pelo transporte rodoviário. “O problema do Brasil é que a gente tem longas distâncias que poderiam ser feitas por navios através da cabotagem ou pelo trem. E, hoje, essas rotas estão sendo feitas pelo caminhão, que não deveria porque o caminhão custa mais caro”, explicou.

Apesar dos desafios, Valdivia enfatizou que é improvável que o transporte rodoviário seja completamente substituído por outras modalidades no curto prazo. Mesmo com investimentos em cabotagem, navegação interior ou ferrovias, as rodovias continuarão a ser essenciais para levar produtos aos consumidores, especialmente em distâncias menores. “Mas falar que o trem ou o navio vão substituir o caminhão... isso esquece. Não vai, porque nunca vai deixar na porta da farmácia, do supermercado ou no shopping. Vai depender do caminhão para fazer isso”, concluiu.

Tags: Economia, Transporte, Inflação, Brasil, Diesel Fonte: g1.globo.com

Mais notícias

  • Javier Milei se reúne com empresários espanhóis em busca de investimentos para a Argentina. Reprodução: El País
    Mundo

    Milei Reúne Empresários em Madrid e Destaca Economia Argentina

  • A autora mostra suas melhores aquisições de itens de segunda mão, incluindo cadeiras e decorações. Reprodução: Kolina Cicero
    Geral

    Como Economizar com Itens de Segunda Mão nos Bairros Certos

  • Justin Yifu Lin, ex-capitão que desertou de Taiwan, acredita no sucesso de seu país em nova economia. Reprodução: Globo
    Economia

    China Tem Potencial para superação dos EUA, Afirma Economista

  • Trump anuncia acordo tarifário com a China, que promete impactar a inflação nos EUA. Reprodução: Globo
    Economia

    Inflação Americana: Tarifaço de Trump e seus Efeitos

  • Estabelecimentos em Florianópolis esperam aumento significativo nas vendas com promoções para o Dia dos Namorados. Reprodução: g1
    Consum

    Apostas Altas no Dia dos Namorados Aumentam Vendas em SC

Por Autor Redação TNRedação TN