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Clientes da Bench relatam cobranças indevidas por serviços já pagos

Por Autor Redação TNRedação TN
15/03/2025 09h15

Após a aquisição da startup de contabilidade em dificuldades, Bench, pela Employer.com no final do ano passado, o CEO Jesse Tinsley se comprometeu, através do LinkedIn e de outras plataformas, a honrar os pagamentos feitos por clientes anteriormente.

“Estamos honrando todos os serviços pré-pagos da Bench, mesmo que não tenhamos a receita diretamente ligada a isso”, declarou Tinsley em entrevista ao fundador e investidor Julian Weisser.

No entanto, alguns clientes da Bench alegam que estão sendo cobrados para acessar livros contábeis ou declarações de impostos que já haviam pago anteriormente.

Um processo judicial apresentado na terça-feira por um cliente da Bench, a Qorum, alega que a empresa exigiu um pagamento para obter sua declaração de imposto de 2023, apesar de já ter feito o pagamento por esse serviço sob a gestão anterior da Bench.

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“O réu Jesse Tinsley fez declarações enganosas ao afirmar falsamente que a Employer.com honraria os serviços pré-pagos da Bench”, afirma o processo.

Outro cliente, que optou por permanecer anônimo, ficou surpreso ao descobrir que precisava renovar sua assinatura para ter os livros contábeis finalizados, mesmo tendo pago por esse serviço dois anos atrás, conforme correspondência analisada pela TechCrunch.

Quando questionaram isso, um representante da Bench informou que a “Bench 2.0” não tinha vínculos com obrigações anteriores e que a Employer.com não poderia assumir trabalhos não pagos.

O CMO da Employer.com, Matt Charney, nega veementemente que a Bench esteja cobrando por trabalhos já pagos. “Temos honrado e estamos honrando os serviços pré-pagos de nossos clientes”, afirmou.

Charney também afirmou que a declaração de imposto de 2023 foi entregue à Qorum sem a exigência de pagamento adicional. Entretanto, o fundador da Qorum, Andrew Pietra, afirmou à TechCrunch que foi obrigado a manter sua assinatura para receber a declaração em primeiro lugar.

Durante sua gestão anterior, a Bench queimou $135 milhões e enfrentou dificuldades para fazer com que a inteligência artificial substituísse os contadores humanos. Isso levou a longos atrasos e a grandes pilhas de livros que ainda precisavam ser finalizados, segundo ex-funcionários.

Vários clientes da Bench já haviam relatado à TechCrunch que a Employer.com também enviou notificações com a intenção de fazê-los clicar em um botão de consentimento que os fazia renunciar a reembolsos de serviços pré-pagos.

Muitos livros e declarações permaneciam incompletos quando a Bench fechou abruptamente em 26 de dezembro do ano passado. A Employer.com, uma empresa americana, anunciou planos para adquirir a fintech canadense menos de 72 horas depois.

A Employer.com comprou a Bench por $9 milhões, segundo documentos de falência apresentados no Canadá.

A queda abrupta da fintech foi causada pela falta de liquidez após seu principal credor, o National Bank of Canada, recusar um novo empréstimo de $7,7 milhões em dezembro de 2024. O NBC já havia concedido $51 milhões em crédito à startup em dificuldades, de acordo com documentos anteriores.

Ironicamente, a notícia do fechamento repentino da Bench levou à sua salvação. A empresa havia tentado vender-se antes, mas não conseguiu encontrar um comprador sério, conforme os documentos ressaltam.

Tags: Finanças, Empresas, Legislação, serviços, tecnologia Fonte: techcrunch.com

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