A Waymo, subsidiária da Alphabet, anunciou uma ampliação significativa na produção de robôtaxis em uma nova instalação localizada em Mesa, Arizona. Em colaboração com a Magna International, a empresa está mirando na produção de 2.000 unidades até 2026, com a meta de escalar sua frota para mais de 3.500 veículos autônomos.
A nova Waymo Driver Integration Plant, inaugurada em outubro de 2024, possui uma área de 239.000 m² e está equipada para gerar "dezenas de milhares de robôtaxis por ano". Esse movimento é parte da estratégia da Waymo para aumentar sua capacidade produtiva. Os veículos que estão sendo montados incluem o Jaguar I-PACE e a próxima geração do modelo Geely Zeekr RT, que contará com tecnologia de 6ª geração.
Uma das inovações mais significativas da parceria com a Magna é a integração do Waymo Driver, que gerencia a direção, a navegação e os sensores, durante o processo de fabricação. Segundo informações da empresa, "veículos saem da linha prontos para serviço em 30 minutos", mostrando a eficiência do novo sistema.
No momento, há cerca de 1.500 robôtaxis operando em áreas como São Francisco, Phoenix, Los Angeles e Austin, realizando até 250.000 viagens por semana. Com a ampliação da produção, espera-se que a frota na Bay Area cresça de 600 para um número ainda não revelado. A empresa planeja entrar em três novos mercados até 2026:
O futuro modelo Zeekr RT será equipado com sensores LiDAR de alta definição e câmeras térmicas, melhorando o desempenho em situações climáticas adversas. No entanto, a Waymo enfrenta barreiras regulatórias, especialmente em cidades como Austin, onde desafios como veículos paralisados em vias públicas têm gerado preocupações entre os moradores.
A nova fábrica posiciona o Arizona como um centro de mobilidade autônoma, atraindo fornecedores e mão de obra qualificada para a região. O Vice-Presidente de Operações da Waymo, Ryan McNamara, declarou que essa planta traz uma eficiência de custos e flexibilidade essenciais para escalar a frota. Especialistas do setor preveem que a Waymo pode capturar de 5% a 7% do mercado de ride-hailing nos Estados Unidos até 2030, se a expansão continuar nesse ritmo.
A fusão de produção em larga escala com tecnologia de ponta sinaliza uma transição importante da Waymo para a comercialização em massa de veículos autônomos, reduzindo custos e acelerando a homologação necessária para competir com outros gigantes do setor como Cruise e Zoox.