A Linha Turística do Bonde de Santos, que atravessa o litoral de São Paulo, está passando por uma manutenção significativa em seus trilhos, com a ambição de reestabelecer e ampliar o circuito turístico da cidade. Esse trabalho é vital para a introdução de novas paradas, que incluem o Outeiro de Santa Catarina e a Casa do Trem Bélico, previstos para estarem operacionais ainda no primeiro semestre de 2025.
A manutenção, atualmente em execução na Rua da Constituição, próximo ao Centro Histórico, visa assegurar que os bondes elétricos possam circular com eficiência e segurança. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), a expectativa é que as obras ocorram ao longo de maio, preparando o terreno para um novo trajeto que destacará ainda mais o rico patrimônio cultural da região.
Entre as melhorias práticas, está programada a verificação das medidas internas dos trilhos, bem como a substituição dos parafusos de fixação e travamento. Para finalizar, será realizada a instalação dos cabos da rede aérea, essencial para a operação dos bondes. O retorno da circulação dos veículos elétricos representa não apenas um aumento na capacidade de transporte turístico, mas também um passo importante para promover o turismo na cidade.
Atualmente, os passeios de bondes oferecem uma experiência única de turismo histórico. Partindo da Estação do Valongo, a primeira ferrovia do estado, os bondes elétricos, que datam dos séculos 19 e 20, seguem um roteiro enriquecido com sistema de audioguia e tradução em Libras. Esses veículos, provenientes de diversas partes do mundo, como Escócia e Japão, são um atrativo por si mesmos, conferindo a Santos o título de primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.
Os ingressos para o passeio custam R$ 7 e estão disponíveis na bilheteria do Museu Pelé, com opções de pagamento que abrangem cartões e transações digitais. Em um esforço para tornar a experiência acessível, a cidade também oferece meia-entrada para idosos, estudantes e professores, enquanto crianças até cinco anos que estiverem no colo são isentas.
Horários de funcionamento dos passeios: