Na última sexta-feira, 9 de maio de 2025, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou uma ação especial que resultou na arrecadação de 70 bolsas de sangue em Santarém, no oeste do Pará. A iniciativa foi em parceria com a Fundação Hemopa e teve como objetivo aumentar o estoque de sangue para abastecer as unidades de saúde da região, além de promover a conscientização sobre a importância da doação.
A programação, que destacou o tema "Salve vidas hoje, salve vidas sempre!", superou as expectativas organizacionais. De acordo com relatos, muitos aproveitaram a oportunidade para doar. Entre eles, a técnica de enfermagem Lucélia Sousa, que atualizou seu status de doadora voluntária durante o evento. Ela enfatizou:
"É muito importante. Pode não servir hoje para você, mas não sabemos o dia de amanhã. Pode ajudar um familiar ou qualquer pessoa".
Outro participante da campanha, o policial militar Carlos Diniz, também decidiu doar sangue. Ele compartilhou que sua tia estava na unidade para uma cirurgia e reconheceu a importância desse gesto. Ele comentou:
"Sabemos que a demanda é grande, não só de Santarém mas também de outros municípios vizinhos".Com 15 anos como doador, Carlos Diniz destacou que "é um ato louvável" ajudar com doações de sangue.
O HRBA, uma referência em média e alta complexidade no oeste do Pará, é abastecido diariamente pelas doações da Fundação Hemopa. Segundo dados do hospital, até abril de 2025, já foram utilizadas 2.461 bolsas de sangue na unidade. No ano anterior, mais de 5.792 transfusões foram realizadas, com uma média de 480 bolsas por mês. Procedimentos complexos, como cirurgias cardíacas, podem exigir até 15 bolsas de sangue.
Matheus Coutinho, diretor-geral do HRBA, ressaltou a importância de campanhas periódicas para manter o estoque do Hemocentro abastecido. Ele destacou:
"Doar sangue é doar vida. É disponibilizar a oportunidade para que outras pessoas tenham acesso a tratamentos e transfusões que precisam".Além disso, a unidade hospitalar possui um perfil voltado para atendimentos oncológicos e cirúrgicos, o que reforça a necessidade constante de doações de sangue para a assistência e recuperação dos pacientes.