Trânsito pesado na Castello Branco registra aumento de congestionamentos em São Paulo em 2025. Reprodução: Globo
O trânsito na cidade de São Paulo piorou, com um aumento de 8% nos congestionamentos entre janeiro e abril de 2025, quando comparado ao mesmo período de 2024. Apesar dessa elevação, os números ainda estão 28% abaixo das médias de 2019, ano anterior à pandemia da Covid-19. Os dados são de um levantamento realizado pela TV Globo com informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
No início de 2025, a média de congestionamento em dias úteis foi de 359 km, em comparação a 328 km registrados em 2024. Em 2019, essa média era ainda mais alta, com 499 km em dias úteis. O mês de abril deste ano apresentou o maior índice, com uma média de 420 km por dia. O dia 17 de abril marcou o pior congestionamento até agora, atingindo um pico de 1.289 km de lentidão no início do feriado prolongado.
Especialistas apontam que a lentidão atual é resultado de diversos fatores. O retorno ao trabalho presencial e a migração da população do transporte público para veículos individuais são algumas das causas. "Uma diferença de 8% é muito expressiva, reflexo do aumento de veículos nas ruas," explica Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes pela USP.
O número de acidentes também subiu de janeiro a março de 2025, totalizando 6.518 acidentes, ligeiramente acima do registrado em 2019, com 6.506 acidentes. Segundo Luiz Vicente Figueira de Mello, pesquisador da Unicamp, "essa acidentalidade tem impactado as vias, causando interrupções e aumentando o congestionamento. Um acidente, por exemplo, pode interromper até 30% do fluxo na via afetada." Além dos acidentes, veículos quebrados contribuem para o congestionamento. A idade média da frota de veículos aumentou, passando de 9 anos e 9 meses em 2019 para 12 anos em 2024, o que implica a necessidade de manutenção preventiva para evitar quebras nas vias.
Nos dias da semana, a média de congestionamento em 2025 é a seguinte:
As vias que mais enfrentam congestionamento em 2025 são:
A CET atribui essa lentidão crescente a fatores como condições climáticas adversas, um aumento na frota de veículos e a tendência à redução do teletrabalho, todos contribuindo para o aumento do fluxo de veículos nas ruas.